• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/10/2021
Ensino Médio

EE Dr. Washington Luís representa marco na educação de Mogi das Cruzes

Inezita Barroso foi professora da unidade na década de 1970

Localizada em Mogi das Cruzes, a EE Dr. Washington Luís atende 688 alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico, em parceria com o Centro Paula Souza. A unidade tem 87 anos e, nas palavras da diretora Carla Aparecida de Faria Diogo, representa um marco na educação da cidade e na vida do cidadão mogiano.

Muitas personalidades estudaram na instituição, como o cartunista Maurício de Souza. A cantora e atriz Inezita Barroso foi professora na escola na década de 1970, onde deu aulas de Folclore nas turmas de Magistério.

Arquitetura e história

Criada pelo Decreto nº 6.943, de 05/02/1935, a escola preserva até os dias atuais diversos ambientes históricos, como o salão nobre com sua luminária e um piano de época.

A diretora Carla Diogo ressalta que no jardim da unidade há muitas árvores tão antigas quanto a escola. “Tem sempre uma árvore que alguém fala que tal professor plantou ou que foi semeada em tal época. Eu gosto muito de sentar-me ali na frente e ficar olhando o quanto estamos revitalizando aquele jardim”, conta.

Aprendizagem e trabalho

A agente de organização Elis Regina de Oliveira trabalha há seis anos na mesma escola em que passou boa parte de sua vida estudantil, da pré-escola até a 8ª série e do curso técnico. Na unidade, ela dá suporte e apoio em todas as áreas escolares, garantindo a organização e o bom desenvolvimento da escola.

“É uma grande satisfação trabalhar na escola na qual estudei por tantos anos e contribuir com a continuidade de um trabalho tão importante que garante um ensino de qualidade para nossa comunidade”, afirmou com orgulho.

Legado

Carla Diogo destaca a importância e o legado educacional deixado pela diretora Wanda de Almeida Trandafilov, que atuou na unidade por 40 anos e faleceu em 2004. “Todas as pessoas que chegam ao guichê da escola sempre têm uma história para contar dos tempos de alunos ou de seus familiares que estudaram na escola, sempre, sempre da ‘Dona Vanda’. Lembram-se dela com muito carinho e saudosismo”.

Uma sala com acervo de materiais, imagens e documentos antigos que contam a história da escola foi criada e batizada como “Espaço Cultural Professora Wanda de Almeida Trandafilov”, em sua homenagem.

Patrono

Washington Luís foi advogado, historiador e o último presidente da República Velha, governando entre 1926 e 1930, quando foi deposto por um golpe de Estado. Seu governo ficou conhecido pela crise econômica mundial de 1929 e pela ruptura com a antiga política do café com leite.