• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/08/2004
Últimas Notícias

EE Francisco Cristiano Lima de Freitas é uma das finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

Escolha da escola acontece hoje, dia 25 de agosto, na Bahia. Escola paulista concorre com outras cinco escolas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e […]

Escolha da escola acontece hoje, dia 25 de agosto, na Bahia. Escola paulista concorre com outras cinco escolas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Tocantins

 A valorização do trabalho do professor é a maior lição que a direção da Escola Estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, tem para ensinar a todos os educadores do País. A atitude firme e decidida em dar bons instrumentos aos docentes, garantindo um trabalho de qualidade, deu à escola a oportunidade de representar o Estado de São Paulo no prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

“Não vivemos apenas de teorias, temos que agir e fazer acontecer para sustentar a prática na sala de aula. Para isso, é preciso valorizar e respeitar o trabalho do professor”, afirma a diretora Sonia Maria dos Santos Barbosa, há dois anos no comando da escola.

Desde que assumiu a direção da EE Francisco Cristiano Lima de Freitas, Sonia trouxe uma grande revolução para o ambiente escolar. A formação de seu corpo docente encabeça e lista de prioridades. “Procuro realizar um bom e rigoroso trabalho de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) para que a equipe fale a mesma linguagem”, explica a diretora.

Garantir a racionalização dos recursos e das condições de trabalho também são temas bem trabalhados pela escola. Uma das políticas adotadas foi o direcionamento das verbas para material pedagógico e a transformação da escola toda em um espaço educativo.

Tanto na parte administrativa – que rendeu à escola a indicação entre outras 110 escolas públicas do Estado de São Paulo – , como na social, a escola mostrou avanços. “Toda a minha equipe tem um canal aberto com os alunos. Eles podem me procurar sempre, deixo a porta da minha sala aberta para todos possam apresentar seus problemas e soluções também. Não há nenhum tipo de distanciamento, o que só colaborou para criarmos um espírito de equipe”, acredita Sonia.

Pequenos gestos demonstram a integração entre alunos, professores e gestores. Diariamente, o inspetor ou os vices-diretores ficam na porta da escola para receber os 1.925 alunos, da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano no Médio, com um bom-dia, boa-tarde ou boa noite.

Os resultados de todo o trabalho realizado por Sonia Maria e sua equipe de coordenação podem ser avaliados na prática com a redução da repetência e da evasão escolar. No ensino médio, por exemplo, a taxa de abandono nos dois anos de gestão da professora Sonia Barbosa caiu 9,6%.

Além de uma discussão democrática da proposta pedagógica, Sonia trouxe para a escola uma proposta diferenciada de conselho de classe. No lugar das cansativas reuniões, onde são listados os alunos e sua condição, são realizadas verdadeiras tribunas em que, discípulos, professores e até mesmo os pais participam das discussões sobre o processo educativo. “No início, todos estranharam a situação, mas com o passar do tempo a novidade foi aceita. Começamos o projeto chamando para participar das reuniões apenas os pais dos alunos com algum problema. Quando os outros pais descobriram como era interessante participar, pediram para vir também”, diz a diretora.

Para chegar à final do prêmio Nacional de Gestão Escolar, a escola apresentou um dossiê com 130 páginas mostrando as experiências inovadoras e bem-sucedidas. Entre os itens exigidos estavam a comprovação da qualidade na educação e na aprendizagem, além da redução dos índices de evasão e repetência.

Prêmio – O prêmio é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho. No total, 24 escolas foram selecionadas no Brasil. As finalistas foram escolhidas e m junho passado

A final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar acontece na Bahia, no dia 25 de agosto. No dia seguinte, 26, será realizada a entrega solene dos prêmios. A escola paulista vai concorrer com outras cinco escolas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Tocantins.

Para o professor Gabriel Chalita, Secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Consed, a gestão democrática é um excelente caminho para a melhora do ensino público. “Existem muitas dificuldades, todos nós sabemos. Muitos paralisam diante delas e outros vão à luta. Nossos diretores têm feito um trabalho fantástico em todas as áreas e trilhando um caminho para construirmos a escola dos nossos sonhos”, afirma Gabriel Chalita.