Escolha da escola acontece hoje, dia 25 de agosto, na Bahia. Escola paulista concorre com outras cinco escolas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Tocantins
A valorização do trabalho do professor é a maior lição que a direção da Escola Estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, tem para ensinar a todos os educadores do País. A atitude firme e decidida em dar bons instrumentos aos docentes, garantindo um trabalho de qualidade, deu à escola a oportunidade de representar o Estado de São Paulo no prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
“Não vivemos apenas de teorias, temos que agir e fazer acontecer para sustentar a prática na sala de aula. Para isso, é preciso valorizar e respeitar o trabalho do professor”, afirma a diretora Sonia Maria dos Santos Barbosa, há dois anos no comando da escola.
Desde que assumiu a direção da EE Francisco Cristiano Lima de Freitas, Sonia trouxe uma grande revolução para o ambiente escolar. A formação de seu corpo docente encabeça e lista de prioridades. “Procuro realizar um bom e rigoroso trabalho de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) para que a equipe fale a mesma linguagem”, explica a diretora.
Garantir a racionalização dos recursos e das condições de trabalho também são temas bem trabalhados pela escola. Uma das políticas adotadas foi o direcionamento das verbas para material pedagógico e a transformação da escola toda em um espaço educativo.
Tanto na parte administrativa – que rendeu à escola a indicação entre outras 110 escolas públicas do Estado de São Paulo – , como na social, a escola mostrou avanços. “Toda a minha equipe tem um canal aberto com os alunos. Eles podem me procurar sempre, deixo a porta da minha sala aberta para todos possam apresentar seus problemas e soluções também. Não há nenhum tipo de distanciamento, o que só colaborou para criarmos um espírito de equipe”, acredita Sonia.
Pequenos gestos demonstram a integração entre alunos, professores e gestores. Diariamente, o inspetor ou os vices-diretores ficam na porta da escola para receber os 1.925 alunos, da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano no Médio, com um bom-dia, boa-tarde ou boa noite.
Os resultados de todo o trabalho realizado por Sonia Maria e sua equipe de coordenação podem ser avaliados na prática com a redução da repetência e da evasão escolar. No ensino médio, por exemplo, a taxa de abandono nos dois anos de gestão da professora Sonia Barbosa caiu 9,6%.
Além de uma discussão democrática da proposta pedagógica, Sonia trouxe para a escola uma proposta diferenciada de conselho de classe. No lugar das cansativas reuniões, onde são listados os alunos e sua condição, são realizadas verdadeiras tribunas em que, discípulos, professores e até mesmo os pais participam das discussões sobre o processo educativo. “No início, todos estranharam a situação, mas com o passar do tempo a novidade foi aceita. Começamos o projeto chamando para participar das reuniões apenas os pais dos alunos com algum problema. Quando os outros pais descobriram como era interessante participar, pediram para vir também”, diz a diretora.
Para chegar à final do prêmio Nacional de Gestão Escolar, a escola apresentou um dossiê com 130 páginas mostrando as experiências inovadoras e bem-sucedidas. Entre os itens exigidos estavam a comprovação da qualidade na educação e na aprendizagem, além da redução dos índices de evasão e repetência.
Prêmio – O prêmio é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho. No total, 24 escolas foram selecionadas no Brasil. As finalistas foram escolhidas e m junho passado
A final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar acontece na Bahia, no dia 25 de agosto. No dia seguinte, 26, será realizada a entrega solene dos prêmios. A escola paulista vai concorrer com outras cinco escolas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Tocantins.
Para o professor Gabriel Chalita, Secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Consed, a gestão democrática é um excelente caminho para a melhora do ensino público. “Existem muitas dificuldades, todos nós sabemos. Muitos paralisam diante delas e outros vão à luta. Nossos diretores têm feito um trabalho fantástico em todas as áreas e trilhando um caminho para construirmos a escola dos nossos sonhos”, afirma Gabriel Chalita.