• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/03/2003
Últimas Notícias

EE Gabriel Ortiz conquista Prêmio de Cidadania

Localizada na zona leste da capital, a EE Prof. Gabriel Ortiz é a campeã da segunda edição do prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, […]

Localizada na zona leste da capital, a EE Prof. Gabriel Ortiz é a campeã da segunda edição do prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, em parceria com as secretarias de Estado da Educação e da Cultura, do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, da Imprensa Oficial, e com o apoio de demais entidades públicas e privadas. Além da vencedora, mais 12 escolas estaduais foram classificadas. A diretora da unidade campeã, ou um profissional do seu quadro de colaboradores por ela indicado, receberá uma bolsa de estudos em um dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Cásper Líbero, além de trófeu e de placas de homenagem.

O evento de premiação acontecerá na próxima segunda-feira, dia 17 de março, na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes. Na ocasião, estarão presentes o governador Geraldo Alckmin; a presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin; o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita; a secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin; e demais autoridades.

O Prêmio Construindo a Nação nasceu com o objetivo de premiar as escolas públicas e particulares de Ensino Médio, que atuam com seus alunos em projetos educativos e de cidadania. Nesta segunda edição do prêmio foram inscritas 135 escolas públicas e particulares.

 

A Campeã

A EE Gabriel Ortiz conquistou o primeiro lugar desenvolvendo como tema central O Poder que Você Tem. “Dentro deste tema, nos inscrevemos no prêmio abordando com os alunos a importância da consciência política e o poder que temos de influenciar o destino da Nação”, explica a diretora Elizabeti Aparecida Gonçalves Braga, há 12 anos na rede pública estadual e há cinco na direção da escola.

O projeto foi realizado no ano passado sob a coordenação da professora de História, Fabiana Tamizari, envolvendo os 2.600 estudantes de Ensino Médio da escola com a realização de diversas atividades ligadas à questão política como debates, formação de chapas e eleição do novo grêmio estudantil, além de visita à Assembléia Legislativa. “Os alunos tiveram contato com todos os partidos políticos a fim de conhecerem as diferentes vertentes de pensamento”, conta a diretora.

Além de trabalhar a questão política, o projeto O Poder que Você Tem envolveu alunos em atividades de voluntariado, como campanhas de arrecadação e doação de alimentos, roupas e brinquedos para entidades assistenciais da comunidade; doação de sangue e de combate à dengue.

Esta não é a primeira vez que a EE Prof. Gabriel Ortiz participa do prêmio do Instituto da Cidadania. Em 2002 a escola recebeu menção honrosa pelo projeto Informática na Escola. “Na época, ficamos tão entusiasmados que decidimos nos aperfeiçoar e obter um melhor resultado este ano. E conseguimos”, finaliza.

Márcia Vasconcelos, diretora executiva do Instituto da Cidadania, afirma que o trabalho desenvolvido pelas escolas públicas é surpreendente. “A qualidade dos projetos demonstra a preocupação das escolas em formar cidadãos preparados para a participação social e para um convívio mais igualitário entre os segmentos sociais”, afirma.

 

Serviço:

Premiação do Projeto “Construindo a Nação”
Data: 17.03.03
Horário: 16 horas
Local: Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes
Endereço: Pça. Júlio Prestes, s/n, Capital, São Paulo

Ana Lucia Venerando