• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/04/2005
Últimas Notícias

EE Jardim Iguatemi: uma nova forma de aprender

Um projeto muito especial reuniu alunos e professores da Escola Estadual Jardim Iguatemi, na zona leste da capital paulista, em um show de conhecimentos sobre os mais importantes cientistas do […]

Um projeto muito especial reuniu alunos e professores da Escola Estadual Jardim Iguatemi, na zona leste da capital paulista, em um show de conhecimentos sobre os mais importantes cientistas do mundo.

Cada classe preparou uma apresentação sobre a vida e a obra das personalidades do mundo da ciência. O resultado de tanta pesquisa e dedicação foi apresentado para todos os colegas de uma forma bem criativa: cada turma ficou responsável pela pintura de um pedaço do muro de cerca de 300 metros retratando o cientista escolhido.

Além disso, no dia 8 de abril, os alunos farão uma grande aula ao ar livre para mostrar aos colegas a história de cada personagem tão importante para a história mundial. “É um jeito super legal de estudar. Além de podermos mostrar nosso lado de artista, aprendemos muitas coisas brincando”, diz a aluna Juliana de Lima, do primeiro ano do ensino médio. Ela e seus colegas foram responsáveis pelo mural que mostrou as descobertas do físico Rutherford, responsável por descobertas sobre a radioatividade, magnetismo e estrutura atômica.

Para pintar os muros, os alunos conseguiram uma boa doação de tintas dos comerciantes da região, além de contar com uma verba da escola e uma “vaquinha” realizada entre os alunos e professores.

A idéia do projeto, que envolve toda a comunidade escolar, veio da diretora Suzy Ribeiro. Os trabalhos começaram em 2002, quando os alunos aprenderam sobre os pintores. Em 2003 o tema foi os escritores e no ano passado, os países.
Para os próximos anos, a idéia é trabalhar os atletas e os filósofos.

Além das pinturas dos muros e da aula ao ar livre, os alunos também fizeram apresentações em forma de teatros e jograis no palco localizado no interior da escola.

“Acredito que assim a escola vira algo significativo para nossos alunos, começa a fazer sentido. Espero que nosso projeto faça a diferença em cada estudante, no bairro, na comunidade e quem sabe na cidade”, afirma Suzy.

A escola Jardim Iguatemi tem hoje 2.400 alunos e atende da 5ª série do Ensino Médio até o 3º ano do Ensino Médio, além dos estudantes do EJA no período noturno. A ousadia da direção, aliada a competência e empenho dos professores faz do espaço um local respeitado e querido por toda a comunidade da região.

“Temos que dar valor para o lugar em que vivemos e fazer a diferença”, ensina a diretora.

Adriana Cardillo