sexta-feira, 02/07/2004

EE Jayme João Olcese lança Jornal Interligado

A 1ª edição do Jornal Interligado, produzido por alunos do Ensino Médio da EE Jayme João Olcese, localizada em Cubatão, foi lançada no dia 30 de junho. A publicação é […]

A 1ª edição do Jornal Interligado, produzido por alunos do Ensino Médio da EE Jayme João Olcese, localizada em Cubatão, foi lançada no dia 30 de junho. A publicação é resultado do Projeto de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, promovido pela unidade com o objetivo de incentivar a participação dos alunos em projetos extracurriculares, além de promover a discussão do tema.

Desenvolvido na primeira quinzena de junho, o projeto contou com a parceria da jornalista Amanda Mesquita, responsável pela realização das oficinas de jornalismo. Segundo a diretora da escola, Elisa Márcia Santos, os estudantes contribuíram em todas as fases de produção do jornal, desde a pauta até o fechamento. Durante as oficinas, eles colaboraram com sugestões de pautas, aprenderam sobre técnicas do texto jornalístico, realizaram pesquisas e entrevistas, produziram matérias, ouviram depoimentos de ex-drogados e usuários e tiveram acesso aos principais recursos do pagemaker (programa de computador que possibilita a diagramação de páginas).

De acordo com a bióloga e vice-diretora da unidade, Nilva Nunes Campina, o projeto trabalha o desafio coletivo de buscar a consciência geral dos alunos para os malefícios das drogas. “O projeto de prevenção ao uso e abuso de drogas, por meio da mídia impressa, visa a formação de adolescentes multiplicadores. O jornal possibilitou uma discussão mais aberta entre alunos e professores sobre o tema. O veículo pôde ser utilizado como um meio de reflexão sobre o assunto. Nosso objetivo é mostrar que a prevenção é o melhor caminho”, complementou.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Deyse Moreira, considera gratificante a experiência de produzir o jornal. “É muito bom poder passar informações importantes para os meus colegas. Espero que a leitura seja feita com atenção e que todos possam tirar lições de vida, destaca a jovem”, disse.

A unidade escolar pretende realizar publicações mensais do Jornal Interligado, abordando temas diferenciados. Em agosto, o assunto em destaque já foi definido: sexualidade.

Renata Ferrarezi