• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/09/2004
Últimas Notícias

EE Oswaldo Sampaio Alves prepara livro de receitas do Programa Padarias Artesanais

A proposta é fruto das aulas praticadas no Escola da Família e pretende trabalhar a interdisciplinaridade dos alunos do Ensino Fundamental A EE Oswaldo Sampaio Alves vai transformar a sua […]

A proposta é fruto das aulas praticadas no Escola da Família e pretende trabalhar a interdisciplinaridade dos alunos do Ensino Fundamental

A EE Oswaldo Sampaio Alves vai transformar a sua experiência com o Programa Padarias Artesanais em um livro com receitas diferenciadas de panificação. Durante todo o ano, os alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental participaram de um projeto interdisciplinar que envolveu aulas práticas e teóricas sobre o ofício.

De segunda a sexta-feira, todas as disciplinas foram trabalhadas em sala de aula. Eles produziram textos sobre a importância da alimentação (Português), discutiram medidas, situações-problema, operações fundamentais e folhetos de mercado (Matemática), aprenderam sobre vitaminas, nutrição, higiene, alimentos construtores, energéticos e reguladores (Ciências), estados produtores de trigo, leite, açúcar, canela, ovos (Geografia), pesquisaram a origem dos alimentos (História), desenvolveram atividades com embalagens recicláveis (Educação Artística) e trabalharam o valor calórico dos alimentos (Educação Física).

Aos finais de semana, chega a hora de colocar a mão na massa. As receitas são testadas e degustadas pelas crianças e pela comunidade participante do Escola da Família. Bolos de fubá e de cenoura com cobertura de chocolate e sonho são alguns dos pratos diferenciados e econômicos feitos pelas crianças, sob a orientação das professoras Analmi Rodrigues Santos (Professora de Educação Profissionalizante) e Ivete Alves de Souza (Coordenadora da Escola).

O projeto envolve mais de 600 crianças de 30 salas de aula do 1º ciclo do Ensino Fundamental. “Elas demonstraram um grande interesse. Trouxeram receitas e fizeram com as mães em casa”, disse a professora Analmi. O livro terá 30 receitas, uma desenvolvida em cada classe. A previsão é de que ele seja lançado na feira do livro da escola, em novembro, e entregue para as mães dos alunos. Segundo a professora Ivete, toda a comunidade está envolvida, inclusive os pais e a família.

Confira uma das receitas que estará no livro:

Sonho assado

Ingredientes

2 ovos

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa de fermento

2 copos americano de leite morno

2 tabletes de fermento para pão

4 colheres de sopa de açúcar

+ ou – 1 quilo de farinha de trigo

Recheio

1 lata de leite condensado cozido

Modo de fazer:

Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha. Numa bacia misture a farinha e o líquido, mexa até formar uma massa que solte das mãos. Deixe crescer por uma hora. Depois faça bolinhas e recheie, feche as bolinhas e coloque numa forma untada. Depois deixe descansar por mais uma hora. Depois asse até dourar. Depois de assado, molhe rapidamente no leite e passe no açúcar com canela ou faça uma mistura de coco ralado com açúcar e passe nos sonhos.

 Evelyn Carvalho