terça-feira, 10/05/2005

EE Ottoniel Junqueira desenvolve projeto Amar o Mar

Escola de Peruíbe atende resolução que reconhece o voluntariado como parte da proposta pedagógica das escolas do Estado Localizada no município de Peruíbe, no litoral sul paulista, a EE Ottoniel […]

Localizada no município de Peruíbe, no litoral sul paulista, a EE Ottoniel Junqueira desenvolve há 3 anos o projeto de Educação e Qualidade Ambiental Amar o Mar, integrado à proposta pedagógica da unidade escolar e dirigido aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. A unidade contempla a resolução 143, de 29 de agosto de 2002, assinada pelo Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, que prevê a implementação do Programa Estadual Jovem Voluntário- Escola Solidária.

Segundo o biólogo e professor responsável pelo projeto, Gino Gaiofatto, Peruíbe encontra-se em sua totalidade dentro dos domínios de mata atlântica e ecossistemas associados como manguezais, restingas, dunas, praias e costões rochosos, bem como pertence a duas unidades de conservação, a APA- Área de Proteção Ambiental e a Estação Ecológica da Juréia- Itatins.

De acordo com ele, a intensificação da degradação do ambiente costeiro e marinho, provocada em grande parte pela atividade humana desordenada motivou o desenvolvimento do projeto. “Acredito no poder da educação como fator fundamental para a transformação da sociedade”, destacou o professor.

O projeto é desenvolvido ao longo do ano. O conteúdo programático inclui noções básicas de ecologia, ecossistemas costeiros, ciências marinhas, ecologia humana, noções de metodologia de projetos e política ambiental. São realizadas ainda visitas monitoradas a museus marinhos e aquários.

Os alunos também realizam saídas mensais a campo nas praias do município para atividades práticas e estudo do meio. Após a coleta, classificação e quantificação de resíduos sólidos é feita uma compilação e análise dos dados obtidos para posterior divulgação.

Nos anos de 2003 e 2004, o projeto foi reconhecido pelo Programa Escola Solidária, permanecendo entre as melhores publicações. O Programa é desenvolvido pelo Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Unesco.

Renata Ferrarezi