• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/07/2003
Últimas Notícias

EE Pedro Raphael da Rocha tem equipe campeã na Ginástica Olímpica

No mês de junho a equipe de Ginástica Olímpica feminina da EE Pedro Raphael da Rocha foi campeã da 2ª Etapa do Campeonato da Liga em Bauru: foram ao todo […]

No mês de junho a equipe de Ginástica Olímpica feminina da EE Pedro Raphael da Rocha foi campeã da 2ª Etapa do Campeonato da Liga em Bauru: foram ao todo dezessete medalhas para as meninas do município de Santa Gertrudes.

O professor de Educação Física Edson Rossi foi quem criou a equipe e ainda a treina. Como sempre gostou de ginástica olímpica,  em 1997 decidiu que iria dinamizar sua atuação na EE Pedro Raphael oferecendo aulas de ginástica olímpica para as alunas interessadas fora do horário das aulas.

No começo eram apenas 15 garotas. Não havia material adequado, o professor Edson conta que elas treinavam “na grama mesmo, e usavam a ‘muretinha’ da escola como trave”. Ele diz que seu maior estímulo foi o apoio que sempre recebeu da direção da escola, dos colegas, da APM, e da comunidade.

Márcia Cristina Fabris, diretora da escola, afirma que, apesar da dificuldade para manter a equipe, “é um orgulho muito grande” ter essa modalidade esportiva. Ela acrescenta que, durante os intervalos, os alunos ficam fascinados assistindo ao treinamento das atletas.

A diretora diz que “como elas (as atletas) representam a escola, a postura muda (…) elas sentem que são importantes (para a comunidade escolar)”. O professor Edson completa dizendo que todas melhoraram o desempenho escolar desde que começaram a treinar.

Hoje, ainda existem algumas dificuldades, mas o professor Edson acredita que por isso mesmo as garotas se empenham mais para alcançar nas competições resultados no mínimo equivalentes ao de suas adversárias.

Desde então, elas já participaram da Liga Estadual e dos Jogos Regionais, alcançando sempre bons resultados. Devido a isso o professor Edson foi convidado três vezes para temporadas de treinamento no NTGA (North Texas Gymnastic Academic) nos Estados Unidos – a comunidade fez a sua parte oferecendo patrocínio para as viagens e a estadia. De lá, ele trouxe técnicas mais avançadas que precisaram ser adaptadas às condições brasileiras, e que são mais um diferencial para a equipe.

Roana Teco, de 16 anos, a segunda colocada no Individual Geral, treina com o professor Edson desde os 9 e deseja continuar competindo profissionalmente. Essa convivência, que aumenta durante o período de competições, fez com o que o professor se afeiçoasse às alunas: “é como se fossem minhas filhas”, completando em seguida “sem essa turma, para mim, acaba tudo”.

Abaixo a classificação das alunas:

Mariana Alves

1° Lugar na Trave
1° Lugar nas Paralelas
2° Lugar no Solo
1° Lugar no Individual Geral
Roana Teco 2° Lugar no Solo
2° Lugar nas Paralelas
2° Lugar no Individual Geral
Edilaine Gomes 2° Lugar na Trave
Juliana Caetano 3° Lugar no Salto
Monique de Neiva 3° Lugar nas Paralelas

 

Aline Viana