O Programa Escola da Família na EE Prof Celso Henrique Tozzi – Diretoria de Ensino de Limeira, conta com um número muito grande de parceiros, que acreditam na sua proposta.
Como o ano está acabando, relataremos a seguir algumas das ações que aconteceram no decorrer de 2004, em função destas parcerias e, parabenizamos a grande atitude das Secretarias, ONGs, pequenos, médios e grandes empresários que abraçaram esta causa social, pensando em seu próximo.
Secretaria Municipal de Educação do Município de Jaguariúna
– Colaboração com seu sistema de transporte quando necessário para algum deslocamento de equipes do Programa Escola da Família; atualmente, realiza transporte de crianças da zona rural que participam do curso de informática na escola aos sábados;
– Cessão de equipamentos, tais como: cama elástica em eventos com crianças.
Fundo Social de Solidariedade
– Disponibilização para o Programa Escola da Família de uma diversidade de brinquedos.
– Suporte no encaminhamento de voluntários.
Associação Jaguary de Futsal
– Parceira desde a implantação do Programa Escola da Família;
– Oferta para o Programa de 3 (três) dos seus 9 (nove) voluntários: Jorge Kloiwa, Ézio Munaretti Jr. e Gilson Fernandes, com o objetivo de oferecer esportes, entretenimento e lazer às crianças das diversas camadas da comunidade;
– Oferece escolinha de futebol de salão com treinamentos na quadra da escola aos sábados e domingos. Com equipes já formadas, organiza torneios nos fins de semana na escola e participa de campeonatos externos carregando as bandeiras do Jaguary, do Tozzi e do Programa Escola da Família;
– Realização passeios de lazer com os participantes.
Associação Cultural de Capoeira Sul da Bahia
– Parceira desde o início do ano de 2004. Tem por objetivo oferecer um espaço de lazer, cultura e entretenimento às crianças. Oferece escola de capoeira, trabalha a disciplina e as regras de convivência. Suas aulas ocorrem todos os sábados e domingos das 10 às 12 horas.
– As aulas são ministradas pela aluna graduada (voluntária) Alessandra Braga de Moraes (Boca) sob a supervisão de Clayton Braga (Serjão Pataxó) – proprietário da academia parceira.
– Mantém uma freqüência média de 18 a 25 alunos por aula.
– Em setembro, mês do aniversário da cidade, foi realizado o batizado dos novos participantes com entrega do cordão verde.
– A voluntária realiza um trabalho de cunho social muito importante dentro do Programa, com seu carisma e simpatia conquista jovens e crianças que freqüentam a escola, desperta neles o senso crítico, a solidariedade e a responsabilidade. Juntamente com a Educadora Universitária e as crianças participantes da capoeira, fez visitas às comunidades carentes e instituições de abrigo ao menor abandonado, realizou campanhas de donativos e fez apresentações nesses locais, com destaque ao Lar Feliz e o Bairro Varejão.
– Faz apresentações em eventos e datas festivas de nossa cidade, sempre levando seus alunos.
Thais Liberato