segunda-feira, 19/07/2004

EE Professor José Manoel Álvares Rozende recebe o Secretário-adjunto Paulo Barbosa

Apresentar o “Projeto Bom Jesus em Ação no Escola da Família” à comunidade e conhecer em detalhes as ações que estão sendo implementadas foram os principais motivos da visita do […]

Apresentar o “Projeto Bom Jesus em Ação no Escola da Família” à comunidade e conhecer em detalhes as ações que estão sendo implementadas foram os principais motivos da visita do Secretário-adjunto da Educação Paulo Barbosa à EE Professor José Manoel Álvares Rozende, em Bom Jesus dos Perdões. O projeto, que recebe o apoio do CATI (Coordenadoria de Assistência Integral, Casa da Agricultura de Bom Jesus dos Perdões), foi exposto por meio de maquetes, o que realçou os planos a serem desenvolvidos e colocados em prática.

Paulo Barbosa foi recepcionado com apresentação da fanfarra da escola. Em seguida, recebeu agradecimentos das autoridades locais presentes ao evento, como o Secretário Municipal de Educação de Bom Jesus dos Perdões, José Roberto Forte, pelo apoio da Secretaria de Estado da Educação ao município.

O Dirigente de Ensino da Região Bragantina, Valter Dias Lopes, enfatizou que todos os trabalhos realizados pela DE de Bragança tornaram-se possíveis somente pela ação da Secretaria da Educação.

No evento, que teve também a participação da coordenadora do Programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, foram homenageados personagens do programa que se destacaram. Entre eles, estavam Miriam da Silva, professora do grupo Pescadores de Iemanjá e voluntária do programa; Ludmila Roberta Pereira, estudante de turismo, bolsista e também voluntária do programa; Nilson Antônio do Rosário, 8 anos, freqüentador assíduo do programa e aluno da EE Professor José Manoel Álvares Rozende. Nilson tornou-se conhecido porque é o primeiro a chegar e o último a sair da escola. “Meu sonho é ser jogador de futebol”.

Dando continuidade ao evento, diversas apresentações foram realizadas, entre elas, a dança folclórica de Maculelê, orientada pela professora Miriam Silva; Karatê; musicais com instrumentos, realizadas por garotos que tiveram no Programa Escola da Família a oportunidade de colocar seu talento em prática, e grupo de dança Quadrilha da Corte, do bairro Butantã, em São Paulo, entre outras.

Durante a visita à escola, o Secretário acompanhou também os trabalhos artesanais desenvolvidos por alunos nas aulas oferecidas por professores voluntários, como desenhos pintados com lápis de cor, pinturas em tecido, tangram, recortes e pintura em tela, trabalho que ganhou destaque nas mãos de Elias Antônio Bueno, artista autodidata, que dentro do Programa Escola da Família tem a oportunidade de repassar seu conhecimento á comunidade. O jovem iniciou seu trabalho pintando em pedaços de carteira escolar, com tintas de parede e após participantes do Programa.

Foram apresentados também os projetos de prevenção as DSTS e às drogas, além dos cursos de corte e costura, inglês, recepcionista, panificação e confeitaria, informática e eletricista, além dos trabalhos de reciclagem com o objetivo de tirar da natureza os produtos não utilizados para desenvolver brinquedos, peças decorativas e outras mais.

Elogiando os trabalhos, o Secretário entregou certificados do Programa Escola da Família a todos os alunos participantes das oficinas artísticas e dos projetos desenvolvidos e fez questão de afirmar que o Estado vai trabalhar cada vez mais pelo Programa.

Paulo Barbosa foi presenteado pelos alunos com alguns de seus trabalhos, entre eles, um dos quadros pintados por Elias.