quinta-feira, 23/09/2004

EE William Aureli simula eleições municipais com estudantes da unidade

Idealizado pelo corpo docente da EE William Aureli, de Bertioga, o Projeto Eleições 2004 surgiu numa reunião de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), na qual os professores presentes destacaram […]

Idealizado pelo corpo docente da EE William Aureli, de Bertioga, o Projeto Eleições 2004 surgiu numa reunião de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), na qual os professores presentes destacaram a importância do assunto neste ano de eleições municipais.

O Projeto é direcionado aos alunos do Ensino Médio, regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período noturno, que realizarão uma eleição fictícia para prefeito e vice-prefeito da Escola Estadual William Aureli nesta sexta-feira, dia 24, em suas respectivas salas de aula, das 19 às 21 horas. O prefeito eleito exercerá o cargo apenas no período noturno. Ele deverá representar os alunos mediante a direção da escola, participar do conselho de classe do 3º e 4º bimestres, agendar reuniões com a coordenação para expor opiniões dos alunos e opinar sobre a destinação das verbas encaminhadas à escola.

Nesta quinta-feira dia 23, às 19h30, haverá um debate entre os candidatos da unidade para confronto das idéias. O projeto teve início em 1º de setembro. Representantes das 10 turmas participaram de uma reunião em que foram destacadas todas as regras e prazos para o desenvolvimento do projeto. Toda sala de aula formou um partido fictício e desenvolveu propostas, que foram analisadas e homologadas pelo corpo docente.

A apresentação das propostas de trabalho de todos os partidos aconteceu na quadra poliesportiva da escola no dia 16, respeitando o tempo máximo de 15 minutos para cada partido. Os partidos puderam coligar-se, respeitando o número máximo de cinco partidos por coligação.

De acordo com o coordenador pedagógico Carlos Augusto Favaro Pinheiro, o projeto interdisciplinar envolveu mais de 20 professores das mais diversas áreas do conhecimento. “O objetivo é despertar o senso crítico em relação à política, ressaltando a importância da análise das propostas eleitorais e do voto”.

Todos os alunos matriculados no período noturno participarão das eleições. A posse do prefeito e vice-prefeito acontecerá no dia 30 de setembro, às 20h40 e os mesmos deverão exercer o cargo até o último dia letivo do ano, ou seja, dia 22 de dezembro.

Renata Ferrarezi