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segunda-feira, 14/02/2022
Notícia

EFAPE: Secretaria da Educação facilita cadastro para formações dos seus professores

Confira as mudanças nas ferramentas para registro de participação das ATPC

Com o objetivo de facilitar o acesso dos professores da rede estadual de ensino em suas qualificações, a Secretaria da Educação do Estado São Paulo (Seduc-SP), junto à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape), alterou a funcionalidade do registro para participação das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), que ganhou um novo endereço. Desde o dia 10/02 passa a ser realizado por meio da Secretaria Escolar Digital (SED), com mais recursos para os educadores e gestores educacionais.

A nova ferramenta permitirá o cadastro das ATPC pelos gestores; o acompanhamento dos registros pelas unidades escolares; e o registro da participação dos professores em todas suas formações, tanto aquelas realizadas pela Efape quanto pela diretorias de ensino e escolas – conforme sua carga horária e jornada de trabalho.

Não fique em dúvida!

As escolas devem cadastrar as ATPC realizadas nesta semana. Já os professores registrarão as presenças retroativas da semana de 07 a 11/02.
Para realizar o cadastro das ATPC, este é o passo a passo:

Perfil Diretoria de Ensino
Os responsáveis pelo cadastramento são os Diretores de Núcleo Pedagógico e os Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico.
Para cadastrar as ATPC, os responsáveis na DE devem:
1. Acessar o site da SED;
2. Inserir usuário e senha;
3. No menu lateral, clicar em “EFAPE”, em “ATPC” e selecionar a opção “Cadastro”;
4. No botão à direita da tela, clicar em “+Adicionar ATPC”;
5. Na tela apresentada, preencher os dados da ATPC. Atenção! As informações inseridas no cadastro serão visualizadas posteriormente pelos docentes;
6. Na seção “Etapa”, selecionar as opções de etapas que foram contempladas no trabalho pedagógico com os docentes e clicar em “Gravar”.

Após realizar o cadastro de uma ATPC, será possível visualizar os dados inseridos; para tanto, os responsáveis devem preencher os filtros e clicar em “Pesquisar”.

Caso algum docente realize um apontamento de presença na ATPC cadastrada não será mais possível excluí-lo.

Perfil Escola
Os responsáveis pelo cadastramento são os Diretores de Escola, Vice-Diretores, Professores Coordenadores e GOE.
Para cadastrar as ATPC, os responsáveis na escola devem:
1. Acessar o site da SED;
2. Inserir usuário e senha;
3. No menu lateral, clicar em “EFAPE”, em “ATPC” e selecionar a opção “Cadastro”;
4. No botão à direita da tela, clicar em “+Adicionar ATPC”;
5. Na tela apresentada, preencher os dados da ATPC. Atenção! As informações inseridas no cadastro serão visualizadas posteriormente pelos docentes;
6. Na seção “Etapa”, selecionar as opções de etapas que foram contempladas no trabalho pedagógico com os docentes e clicar em “Gravar”.
Após realizar o cadastro de uma ATPC, será possível visualizar os dados inseridos; para isso, os responsáveis devem preencher os filtros e clicar em “Pesquisar”.
Caso algum docente realize um apontamento de presença na ATPC cadastrada, não será mais possível excluí-lo.
Correções e edições
Em um eventual apontamento de presença inserido de forma incorreta pelo docente será possível que a escola edite ou exclua um apontamento. Sendo assim, para editar as presenças cadastradas na ATPC, os responsáveis na escola devem:

1. Acessar o site da SED;
2. Inserir usuário e senha;
3. No menu lateral, clicar em “EFAPE”, em “ATPC” e selecionar a opção “Presença”;
4. Serão listadas as ATPC, na coluna “Editar”; clicar no ícone correspondente, ou na coluna “Excluir”, clicar no ícone correspondente.

PERFIL PROFESSORES
Os docentes poderão registrar suas presenças nas ATPC conforme carga horária atribuída.

Para isso devem:
1. Acessar o site da SED;
2. Inserir usuário e senha;
3. No menu lateral, clicar em “EFAPE”, em “ATPC” e selecionar a opção “Presença”;
4. Para verificar todas as ATPC que estão disponíveis para apontamento de presença, clicar diretamente no botão “Pesquisar”;
5. Para verificar uma ATPC específica, primeiro preencher os filtros desejados e, em seguida, clicar no botão “Pesquisar”;
6. Ao localizar a ATPC, na coluna “Apontar”, clicar no ícone correspondente para apontar a presença;
7. Na tela de apontamento, verificar se os dados pessoais estão corretos e validar as informações da ATPC que irá registrar a presença;
8. No campo “Como assistiu”, caso a opção selecionada seja “Remoto-Coletivo” (nas ATPC EFAPE), será necessário selecionar no novo tópico “Veículo” a ferramenta utilizada;
9. Clicar em “Salvar” para registrar a presença.
Correções e edições
Caso o professor verifique que seu apontamento foi inserido de forma incorreta ou que não foi essa a ATPC que acompanhou é possível realizar a edição ou a exclusão do apontamento, clicando nos ícones correspondentes.
Importante! Os professores terão o prazo de oito dias para registrar sua presença no sistema. Passado esse período, não será mais possível registrar a presença.