quinta-feira, 01/12/2005

Einstein na zona leste: festa do raciocínio dura seis meses.

Celebração chega ao fim com feira de ciências, sexta e sábado. Einstein ficaria feliz. Foram três bimestres de muito raciocínio e celebração na escola estadual Jardim Iguatemi. Nesta sexta (2) […]

Celebração chega ao fim com feira de ciências, sexta e sábado.

Einstein ficaria feliz. Foram três bimestres de muito raciocínio e celebração na escola estadual Jardim Iguatemi. Nesta sexta (2) e sábado (3), das 8 às 22 horas, a programação pelos 100 anos da Teoria da Relatividade, do físico Albert Einstein, chega ao fim com a Feira de Ciências 2005. Einstein jamais poderia ter feito esse cálculo relativo: toda a comunidade da zona leste estaria envolvida em uma feira de ciências e experiências um século depois do lançamento de sua principal teoria. A feira terá de tudo um pouco: oficinas, experimentos, túnel do tempo e um planetário, montado por alunos e professores. Com a participação de 2.400 estudantes de Ensino Fundamental (ciclo II) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a escola abordará diversos temas científicos, desenvolvidos no decorrer do ano em parceria com seus professores. A feira é aberta ao público.

O projeto denominado Cientistas e suas contribuições para a humanidade está na terceira etapa. No primeiro bimestre, os alunos desenvolveram experiências de cientistas renomados e “grafitaram” 250 metros de muro, com imagens que simbolizam as salas de aula. No segundo bimestre, a escola promoveu o Simpósio de Educação Cientifica com a participação de celebridades do mundo científico:professores, doutores, pesquisadores e cientistas da USP, Unifesp e outras universidades.

O Fórum Científico Estudantil, realizado no terceiro bimestre, foi outra iniciativa de grande sucesso na comunidade escolar. Com a participação dos 2.400 alunos e 80 professores, o evento foi emocionante até para os pais dos alunos, que se orgulharam dos projetos elaborados pelos filhos.

A Feira de Ciências é aberta ao público e às 70 escolas da Diretoria de Ensino Leste III. Escolas municipais e particulares da região também estão convidadas.

O processo de construção do projeto teve como tema central O Ano Mundial da Física e a comemoração dos 100 anos dos trabalhos de Albert Einstein . “Isso mostra que a escola pública tem produzido conhecimento. Nossa preocupação é fazer uma escola de qualidade, garantindo aos alunos acesso, permanência e sucesso”, finalizou a diretora Suzy Ribeiro.

Feira de Ciências 2005

Local: EE Jardim Iguatemi