• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/04/2016
Boas Práticas

Eleições de novos grêmios entram na fase final e movimentam escolas de SP

Pleito unificado está marcado para os dias 13 e 14 de abril em todo o Estado

Esta é a última semana para as chapas candidatas aos Grêmios Estudantis conquistarem o “eleitorado”. Nos próximos dias 13 e 14 de abril, mais de 3,7 milhões de alunos irão às urnas escolher os representantes das 5 mil escolas da Educação de São Paulo. Pela primeira vez, o pleito será unificado em todas as regiões do Estado. O objetivo da mudança é garantir que todas as unidades tenham um grupo eleito democraticamente, que seja responsável pelo diálogo entre os jovens e as equipes gestoras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O anúncio da ampliação das agremiações estudantis na rede estadual foi feito pelo próprio secretário José Renato Nalini, em fevereiro, durante a volta às aulas. Desde então, as escolas tiveram tempo para formar as assembleias, escolher a comissão eleitoral e criar o estatuto. A fase seguinte foi destinada à inscrição das chapas e do período de campanha. A perspectiva é que o número de grêmios cresça 42% – hoje estão presentes em 3.472 unidades.

Grêmios consolidados 

Entre as escolas que já conhecem a experiência e as vantagens do projeto estão a E.E. Professor Mozart Tavares de Lima e a E.E. Milton da Silva Rodrigues, na capital paulista. O meio ambiente é o foco do trabalho das duas. O “Ação Mozart Jovem”, por exemplo, transforma o óleo de cozinha em sabão. São eles que auxiliam e ensinam os estudantes menores a fazer o produto sustentável.

 

Já os estudantes da “Atitude Jovem” entraram na luta contra o Aedes. Desde o ano passado são realizadas ações voltadas ao combate e à conscientização dos alunos sobre o assunto. Eles também promovem constantes ações para melhorar o ambiente escolar e o aprendizado dos alunos. Em março, os estudantes receberam a visita do secretário da Educação, José Renato Nalini. Saiba mais aqui.