quarta-feira, 24/07/2013
Escola de Tempo Integral

Em 2014, São Paulo terá o dobro de escolas estaduais de tempo integral

No total, serão 170 unidades distribuídas pelo Estado, beneficiando 50 mil alunos

No próximo ano, a Educação irá ampliar o número de escolas estaduais que oferecem o novo modelo de ensino integral. O programa, que hoje é realizado em 69 unidades, chegará a outras 101 escolas. No total, serão 170 unidades de tempo integral distribuídas por São Paulo.

As 101 novas escolas de tempo integral estão localizadas em 56 municípios paulistas, de 46 diretorias regionais de ensino, e devem atender, com as unidades já existentes, cerca de 50 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio. Conheça aqui as 101 unidades que oferecerão o modelo em 2014.

Diferenciais

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. Além das disciplinas obrigatórias, os alunos contam também com disciplinas eletivas, definidas por cada escola.

Na matriz curricular, os alunos contam com orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho, além de auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes, que passam a atuar exclusivamente nas escolas de ensino integral. Os professores que atuam nestas unidades recebem gratificação salarial de 75% pela dedicação exclusiva.

Encontro

Cerca de 1,5 mil profissionais que atuam em unidades que oferecem o novo modelo de Escola de Tempo Integral participam, entre os dias 22 e 26 de julho, da Segunda Formação Continuada das Equipes Escolares do Programa Ensino Integral. O evento, que contará com a participação do secretário Herman Voorwald, terá programação com oficinas e palestras.

O objetivo do encontro é fortalecer o programa por meio da formação continuada da equipe escolar, a fim de garantir o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Entre os temas discutidos no encontro, estão a avaliação do novo modelo e o planejamento para o 2º semestre.