No Encontro de Diretores e Planejamento 2019, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) promoveu debates e dinâmicas para tratar de temas como aprendizagem, evasão escolar, acompanhamento e reforço, e gestão de pessoas. O evento, realizado em Águas de Lindoia entre os dias 25 e 26 de fevereiro, reuniu mais de 1,4 mil servidores da rede.
A iniciativa foi a oportunidade para compartilhar novas diretrizes educacionais e colocar em pauta os desafios do cotidiano escolar entre diretores de escolas estaduais, dirigentes de ensino e representantes dos órgãos centrais.
De acordo com a coordenadora da EFAP, Cristina Mabelini, o encontro oportunizou a troca de experiências entre os diretores das maiores escolas de Ensino Médio, assim como serviu para iniciar as primeiras conversas sobre o novo currículo referente a essa etapa.
“Há muito tempo não reuníamos os profissionais presencialmente. E este evento foi importante para melhorar o processo de aprendizagem dos nossos estudantes e discutir práticas significativas, na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino do Estado de São Paulo”, disse a coordenadora.
Entre as atividades, cinco diretores das melhores escolas da capital e do interior compartilharam suas boas práticas. Todas elas tinham em comum o comprometimento da equipe com base no diálogo, o envolvimento dos alunos e os mecanismos claros de acompanhamento de aprendizado.
“Eu procuro sempre agradar minha equipe e meus alunos. Quero desenvolver novos projetos e percebo que o evento me trouxe um foco muito bem claro e definido para melhoria da qualidade do Ensino Médio. São várias propostas viáveis e concretas”, afirmou Regina Isabel Viana, diretora da E.E. Aggeo Pereira do Amaral, em Sorocaba.
Presente na ocasião, o secretário de Estado da Educação Rossieli Soares comentou sobre a necessidade de se valorizar a carreira dos professores. “Não existe educação sem um bom professor. A tecnologia pode ser uma grande ferramenta de suporte, mas nunca será o elemento principal”, completou.
Em uma das palestras do encontro, os educadores foram convidados a refletirem sobre os jovens estudantes. A dinâmica foi comandada pela diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, que ressaltou a importância de se perguntar quem são esses alunos que estão em nossas escolas.
“É importante conhecer o contexto histórico em que eles estão inseridos e oferecer uma educação com sentido, significado e relevância”, terminou.
Estiveram presentes no evento os representantes das escolas com maior número de alunos matriculados no Ensino Médio. A partir de abril, outros diretores também serão convocados para futuras reuniões.