quarta-feira, 26/02/2020
Boas Práticas

Em Araçatuba, Noite do Oscar reúne alunos e promove a leitura e diversidade

Evento premiou e divulgou projetos realizados nas escolas estaduais

Considerada a maior premiação do cinema, o Oscar acontece todo ano em Los Angeles e premia os melhores filmes e atuações do ano. Neste ano, o longa “Parasita” venceu quatro prêmios, se tornando o primeiro filme não falado em inglês a conquistar a honra. Em Araçatuba também foi sinônimo de diversidade, mas dessa vez com alunos das escolas estaduais da região.

Chamado de Noite do Oscar, o evento acontece desde 2011 e tem como propósito e homenagear alunos que se destacaram ao longo do ano e divulgar projetos. Um deles foi o livro “Escrevendo o Futuro – Respeito à diversidade”, de autoria dos alunos de algumas escolas estaduais da região.

“Temos um livro coletivo, com autores de idade entre 11 e 18 anos. O objetivo é refletir sobre os temas, promover a leitura e a escrita e motivar nossos alunos a participarem dos projetos pedagógicos, com reconhecimento perante a comunidade escolar”, explica Edilene Bachega Viveiros, professora coordenadora de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico da DE.

Para escrever o livro, os alunos foram desafiados a escrever obras nos mesmos gêneros da Olimpíada de Língua Portuguesa, como poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião, além de desenho. Também foram feitas homenagens aos alunos que se destacaram nos projetos e concursos da Secretaria da Educação, bem como aqueles idealizados pela própria Diretoria de Ensino de Araçatuba,.

“Trata-se de um evento belíssimo, porque é a culminância da valorização dos esforços, dos talentos e das conquistas dos nossos alunos e, consequentemente, das nossas escolas. Por isso, agradeço imensamente aos organizadores da Noite do Oscar, assim como às equipes gestoras, professores e, claro, aos alunos pelo empenho e desempenho”, ressalta a dirigente Regina Preti.

A Noite do Oscar contou com a presença de diversas autoridades locais e professores, alunos e pais de Araçatuba, Guararapes, Santo Antônio do Aracanguá, Bento de Abreu, Rubiácea e Valparaíso. Juntos, somaram um público de quase 800 pessoas.