• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/02/2018
A Escola Que Queremos

Em aulas de Educação Financeira, alunos aprendem a planejar o futuro

Aulas são oferecidas em ETI’s como disciplina eletiva, onde estudantes desenvolvem mecanismos para auxiliar na organização dos gastos

Chegar ao fim do mês com as contas pagas e ainda conseguir poupar parte do salário é o sonho de grande parte dos brasileiros. Entretanto, conciliar as entradas e as saídas pode ser uma tarefa difícil. Por essa razão, a Educação implantou a disciplina “Educação Financeira – Sonhar Não Custa Nada”, que ensina ferramentas da economia doméstica, em Escolas de Tempo Integral.

Durante o curso semestral, os participantes conversam sobre o que é necessário e o que é supérfluo, aprendem a avaliar qual é o melhor momento e melhor modalidade para realizar uma compra específica e ainda desenvolvem planilhas que auxiliam a ter controle dos gastos cotidianos.

Entre as unidades que desenvolvem a disciplina está a Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, localizada na zona norte da capital. Em 2017, cerca de 40 alunos dos três anos do Ensino Médio participaram das aulas.

Para reforçar a importância da Educação Financeira, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Bolsa de Valores de São Paulo e conferiram as operações feitas no local. Outra grande parceria feita pela escola foi com a Caixa Econômica Federal do bairro. Os alunos foram incentivados a abrirem uma poupança no banco e depositar todo o dinheiro que conseguissem juntar durante o mês.