segunda-feira, 06/08/2018
Foto divulgação
Boas Práticas

Em Bauru, aluno cria webTV para facilitar comunicação com comunidade escolar

‘TV Ayrton Busch’ possui mais de 45 mil visualizações nas redes sociais e já influenciou outras escolas a fazerem o mesmo

Muitos projetos desenvolvidos pela rede estadual de ensino são de extrema importância para comunidade escolar e, em alguns casos, se tornam referência para todo município. Iniciativas como estas mostram que diversos jovens de hoje se engajam e se preocupam com um bem comum.

Foi assim que surgiu a webTV da Escola Estadual Ayrton Busch, no município de Bauru. Criado em 2015, o projeto foi elaborado após a necessidade de desenvolver um canal de comunicação efetivo entre escola e seus alunos. Atualmente, o canal do Youtube virou popular na cidade e já possui mais de 45 mil visualizações.

O projeto nasceu a partir do desejo do aluno e repórter Matheus Santos, que sonha em ser jornalista. Aos 17 anos e no terceiro ano do Ensino Médio, o jovem conta que a ideia do canal era permitir que a comunidade escolar ficasse por dentro de tudo o que acontecia na unidade.

“Inicialmente, o intuito era divulgar apenas as notícias do Grêmio e da escola”, afirma o aluno. Mas não demorou muito para que ele se tornasse reconhecido em todo o município, recebendo até certificações da Prefeitura. Utilizando apenas o celular e um microfone cenográfico, Matheus passou a cobrir eventos além da escola e que despertavam interesse dos moradores da cidade.

“Também criei uma página no Facebook para transmitir a notícia em tempo real”, explica. O jovem, que se forma no final do ano, deseja que a escola dê continuidade ao canal e siga incentivando outros alunos a participarem.

Por esse motivo, Matheus já percorreu diversas escolas estaduais para compartilhar o projeto com os estudantes da rede. O seu objetivo é fazer com que eles também criem web canais para suas escolas.

Até o momento, um grupo de seis pessoas atuam em conjunto para produzir conteúdo para a TV. A revisão dos textos e a edição das matérias são realizadas na própria escola, com o apoio das professoras de filosofia, Elaine Mussi, e língua portuguesa, Isabel Gion.

“O canal tomou uma proporção muito maior do que nós imaginávamos. Isso sem dúvida foi uma forma de dar visibilidade para comunidade”, enfatiza Isabel.

Aniversário da cidade, shows, feiras e até agenda pública do prefeito e governador são eventos que o grupo busca cobrir. A iniciativa também despertou interesse da Diretoria de Ensino de Bauru.

“Além de tornar o jovem protagonista, o canal coloca em prática muito do que eles sonham e almejam. Devemos dar oportunidades a projetos como este, pois é com motivação e incentivo que eles podem cada vez mais lutar pela sua comunidade”, comenta a dirigente regional de ensino, Gina Sanchez.

O sonho de se tornar um jornalista está cada vez mais próximo de Matheus. Com essa paixão pelo profissão, o estudante conseguiu fazer com que quatro escolas da rede também desenvolvessem projetos semelhantes ao seu.

“Ele já está bem conhecido aqui em Bauru e, por isso, conseguiu trazer muitos benefícios para a nossa escola”, conclui o diretor da Ayrton Busch, Aldo José Martins.