• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/09/2005
Últimas Notícias

Em Birigui, começa segunda fase do projeto Estilista Aprendiz

Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Sindicato da Industria do Calçado e Vestuário de Birigui, o projeto Estilista Aprendiz inicia sua […]

Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Sindicato da Industria do Calçado e Vestuário de Birigui, o projeto Estilista Aprendiz inicia sua segunda fase com a perspectiva de, em breve, oferecer ao segmento novos profissionais para o pólo industrial da região. O projeto é específico para alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e dele participam 12 escolas da rede pública pública estadual.

A primeira fase do projeto desenvolveu-se entre março e agosto deste ano, com a capacitação dos professores de Artes, Português, Matemática, enquanto aos alunos cabia a produção de esboços de desenhos a partir dos temas propostos pelos monitores.

Na segunda fase, iniciada em agosto, os alunos iniciaram visitas às indústrias e participaram de palestras com profissionais das empresas calçadistas e do SENAI. No dia 1º de setembro foram selecionados 16 trabalhos entre os 60 desenhos feitos pelos alunos para a última fase do projeto, O próximo passo, no dia 25 deste mês, será o processo seletivo para o curso de Aprendizagem do SENAI, quando os alunos serão avaliados em conhecimentos de Artes, Matemática, Português e Ciências, baseados no contexto da indústria calçadista.

Depois disso, no dia 25 de outubro os 16 alunos participarão da 1° Noite Estilista Aprendiz, quando serão premiados os melhores trabalhos do projeto. Para os primeiros colocados (alunos e escola) será entregue um microcomputador com recursos de multimídia e para os segundos e terceiros colocados uma máquina fotográfica digital. O professor destaque receberá uma máquina fotográfica e os outros dois colocados ganharão agenda pessoal eletrônica.

Os 16 alunos selecionados na segunda fase do concurso estarão habilitados a participarem do Curso de Aprendizagem Confeccionador Industrial de Calçados no ano de 2006. O curso terá a duração de 800 horas e todos os alunos serão empregados como menor aprendiz, recebendo um salário mínimo para estudar no período da tarde no SENAI e estagiar na empresa na parte da manhã, além de uma viagem para a capital paulista para conhecer lojas de calçados.

Renata Silva