segunda-feira, 23/09/2013
Pais e Alunos

Em Brasília, estudantes vivenciarão por uma semana rotina de deputado federal

Jovens vencedores do Parlamento Jovem acompanharão trâmites para a sanção de projeto de lei

Já estão em Brasília os cinco estudantes da rede, vencedores da etapa estadual da 10º Edição do Parlamento Jovem, escolhidos para representar o Estado de São Paulo na Câmara dos Deputados.

Os alunos se uniram a outros 78 jovens de diversas regiões do Brasil para vivenciar, por uma semana, a rotina de um deputado federal e apresentar projetos de lei que elaboraram com temas relacionados ao meio ambiente, educação, agricultura, economia e defesa do consumidor.

Na capital federal, o dia começou cedo para os jovens legisladores. Às 7h, todos já estavam prontos para participar da primeira atividade da programação, um workshop sobre os 25 anos da Constituição da República, obrigações de um deputado e o funcionamento da Câmara.

A breve introdução anima os aspirantes a parlamentar. “Pretendo entender mais sobre o meu País, aprender como funciona a legislação e relatar projetos como um deputado federal”, conta Fábio Diego de Sousa aluno da E.E. Anna Passamonti Balardin, de Sertãozinho.

Fábio é autor do projeto de lei sobre a “redução de alíquota de impostos sobre produtos para veículos que possuam tecnologia híbrida”. As pesquisas foram baseadas em fóruns na internet voltados ao mundo automobilístico e exemplos de outros países onde há incentivo para os carros movidos a energia elétrica.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Eloá Fernanda Stefani Topan, aluna da E.E. Saturnino Leon Arroyo, na cidade de Fernandópolis; Tatiane de Souza Martins, da E.E. Dª Noêmia Dias Perotti, da Mirandópolis; Larissa Gabrieli Franchette estudante, da E.E. Profª Hilda Bertoncini Rodrigues, no município de Pedranópolis; e Rhavylla Lorany Costa, da E.E. Prof. Timótheo Silva, em Águas da Prata, são os outros nomes que representam as escolas estaduais de São Paulo.