segunda-feira, 23/05/2005

Em Catanduva, Escola da Família foi parceria mais reivindicada

O Fórum Educador chega a quarta edição – realizada nesta segunda-feira em Catanduva – insistindo na mesma fórmula que é o objetivo desta iniciativa do governo do Estado e que […]

O Fórum Educador chega a quarta edição – realizada nesta segunda-feira em Catanduva – insistindo na mesma fórmula que é o objetivo desta iniciativa do governo do Estado e que pode ser traduzido pelo que disse o secretário Gabriel Chalita em sua apresentação aos prefeitos das 47 cidades da região: “Reivindiquem aquilo que é essencial para o seu município. Assim fica mais fácil conseguir estabelecer esta parceria. E esperamos que em até 15 dias possamos encaminhar as respostas”.

Nessas reuniões pelo interior do Estado, o secretário apresenta, em detalhes, os principais projetos da Educação que podem ser parceirizados com os municípios. Um dos que tem sido destaque nos debates com os prefeitos é o programa Escola da Família que, por sinal, acaba de registrar a marca de 100 milhões de participantes. Hoje, dos 645 municípios paulistas, 278 já fazem parte do programa.

Outras iniciativas temáticas do encontro são o Programa de Educação Continuada, Municipalização e Transporte Escolar e o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Em relação ao Transporte Escolar, Chalita lembrou que o governo estadual autorizou a compra de 300 microônibus para os municípios de todo Estado, principalmente para aquelas cidades que possuem escolas localizadas em zonas rurais.

Já o Saresp mereceu uma observação pontual do secretário Gabriel Chalita, quando disse que a educação pública do estado de São Paulo teve um grande salto qualitativo, como demonstram os dados do Saeb, o sistema de avaliação do MEC. “O índice de evasão escolar é de 0,07% no estado. E sistemas de avaliação como o Saresp são essenciais para que possamos detectar possíveis falhas no ensino e adotar medidas para solucioná-las”, enfatizou.

Na região de Catanduva, em 2004, cerca de 90 mil alunos da rede pública estadual participaram do Saresp  e mais de 1.200 alunos da rede municipal de  Bálsamo e Ubarana também foram avaliados.

Nesta edição, o fórum atendeu os municípios de Adolfo, Ariranha, Bady Bassit, Bálsamo, Catanduva, Catiguá, Cedral, Elisiário, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, José Bonifácio, Marapoama, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Palmares Paulista, Paraíso, Paulo de Faria, Pindorama, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, Santa Adélia, São José do Rio Preto, Tabapuã, Tanabi, Ubarana, Uchôa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

O primeiro fórum foi realizado em São Paulo, em março, e teve grande representatividade dos prefeitos do Estado. Mais de 540 municípios se fizeram representar no evento, 425 deles pelos próprios prefeitos. Com isso, o encontro serviu para abrir espaço para a melhoria da escola pública por meio da integração e cooperação entre as esferas estadual e municipal de governo.

Repórter: Luciane Salles