segunda-feira, 05/07/2004

Em cerimônia concorrida, região de Taubaté recebe Padarias Artesanais

A presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e o Secretário-Adjunto de Educação, Paulo Barbosa, implantaram neste sábado, dia 3, na cidade de Taubaté, […]

A presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e o Secretário-Adjunto de Educação, Paulo Barbosa, implantaram neste sábado, dia 3, na cidade de Taubaté, o Programa Padarias Artesanais, realizado pelas duas instituições.

Em concorrida cerimônia na Escola Estadual Engenheiro Urbano Alves de Souza Pereira, diante de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares e educadores, eles fizeram uma entrega simbólica de 105 kits de Padaria Artesanal para 4 Diretorias de Ensino: Taubaté (30 kits), Pindamonhangaba (20 kits), Guaratinguetá (33 kits) e Caraguatatuba (22 kits).

As escolas da região passarão a contar com o equipamento para a produção artesanal de pães, sem conservantes, que ajudarão na alimentação e na renda das comunidades locais.

Cada kit é composto por 1 forno, 1 botijão de gás, 1 liquidificador, 1 batedeira, 1 balança e 4 assadeiras. Seu custo varia entre R$ 700,00 e R$ 1.200. O projeto de Padarias Artesanais, dentro da Secretaria, integra o Programa Escola da Família.

Com o lançamento do programa de padarias artesanais em Taubaté, a Secretaria atinge a marca de 1.899 escolas beneficiadas, envolvendo um total de 3.798 pessoas. A meta é implantar o projeto em toda a rede estadual. O Fundo Social de Solidariedade promove, gratuitamente, o curso de capacitação e geração de renda em panificação para as comunidades.

“Perto de completar um ano, reunindo hoje tanta gente para a cerimônia, o Programa Escola da Família mostra que está atingindo seu objetivo, com resultados efetivos. Criou-se um centro de luz nas escolas paulistas”, disse o secretário-adjunto Paulo Barbosa. Ele ressaltou que, em maio, o Escola da Família contou com a participação de 7,5 milhões de pessoas.

“As padarias levam uma lição de cidadania e educação às escolas, graças também à ajuda de parceiros que apóiam e acreditam nesta iniciativa”, afirmou Lu Alckmin.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz e a dirigente regional de Taubaté, Aparecida Edna Matos Picoloto, entre outros.

Eugenio Goussinsky