terça-feira, 20/08/2019
Boas Práticas

Em Cubatão, uma reunião de pais e mestres diferente

Ideia de juntar reunião e homenagem partiu das professoras da unidade

O que acontece quando a tradicional Reunião de Pais e Mestres, um dos principais canais de diálogo de professores com os responsáveis pelos jovens, se transforma numa grande celebração da educação? É o que aconteceu na última reunião na Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, localizada em Cubatão.

Tudo começou com a ideia de homenagear os pais pela proximidade do Dia dos Pais, celebrado no dia 12 de agosto. A reunião, ocorrida na sexta-feira, começou com um café especial, organizado pela equipe escolar. A ideia era homenagear os familiares, independente de grau de parentesco ou proximidade, e reforçar a importância de quem cuida dos jovens no dia-a-dia.

“Queríamos dar uma atenção especial para aqueles que participam da vida escolar dos alunos. Então a ideia era começar com um café e depois percorrer a escola inteira, para que os pais se sentissem mais à vontade”, explica a professora coordenadora Silvia Regina de Carvalho Gomes.

Depois do café, a professora Elaine Marques dos Santos, diretora da unidade, deu início à reunião, apresentando os projetos e tradicionais notas e fluxos da educação. Mas a reunião não terminou aí. Depois do diálogo com os professores, os presentes foram convidados a fazer um “tour” pela escola, conhecendo todos os espaços pedagógicos após a reforma promovida na unidade.

“Os pais ficaram muito contentes de participarem da vida escolar com mais afinco. Gostamos tanto da proposta que vamos expandir para as outras edições nas reuniões”, comenta a professora Elaine.

A reunião também teve uma premiação. Os melhores alunos de cada sala, seja em fluxo de aprendizagem ou de notas, foram homenageados com a entrega de certificados: Josué Machado Silva (6º ano A); Charles Soares Goes (6º ano B); Luana Santos de Santana e Neide Luiza Santos Ferreira (7º ano A); Manoela Maiara Tobias Benedito (8º ano A); Roberta Ribeiro de Lima (8º ano B); Aline da Silva Nascimento (9º ano A); Ana Karollyni S. da Silva (1ª série A); Nycolle Alves (2ª série A) e Rebeca de Jesus dos Santos (3ª série A).