Em período de clima muito seco e temperaturas altas, a Educação Física preocupa pais, responsáveis e, até mesmo, os próprios alunos. Mas não é preciso faltar as aulas ou tirar a disciplina da grade horária. O currículo dos ensinos Fundamental e Médio da Secretaria do Estado de São Paulo prevê uma série de atividades sem bola e que não exigem muito esforço físico.
Na lista de orientações elaboradas pela CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), há dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop.
Outra sugestão é aproveitar o momento em sala de aula para propor discussões. Temas como padrões de beleza, doping, anabolizantes e violência em campo e de torcidas organizadas estão em destaque na mídia e podem ser analisados pelos jovens. As escolas também têm à disposição uma coleção de filmes que tratam do mundo dos esportes.
Dicas para os dias quentes
Além de adaptar os exercícios, a Educação também orienta professores e alunos sobre os cuidados com a saúde nestes dias mais quentes. O consumo de água, por exemplo, deve ser contínuo. Leve sempre uma garrafa de água ou suco natural na mochila. Dê atenção também ao tipo de roupa. Camisas de algodão e de cores claras são bem-vindas ao longo do dia. Em locais descobertos o uso do protetor solar é recomendado.