• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/12/2013
Sociedade

Em época de chuvas, confira orientações para prevenir riscos ambientais

Infográfico traz informações para se proteger das enchentes e tempestades e evitar deslizamentos

Pesquisa sobre risco de escorregamento de terra, coleta de dados pluviométricos e monitoramento dos elementos da paisagem que geram riscos. Esse não é um trabalho apenas para acadêmicos.

O estudante Eduardo da Silva, da E.E. Florentina Martins Sanchez, da diretoria de Caraguatatuba, foi contemplado com uma bolsa de estudo do Programa de Iniciação Científica Júnior, do Instituto Geológico e do CNPq, para participar do monitoramento de risco em área sujeita a escorregamento de terra da cidade de Ubatuba, município em que reside e estuda.

Desde junho de 2013, o estudante vem aprendendo técnicas de observação e monitoramento dos elementos da paisagem que geram riscos aos moradores da comunidade. O aluno também coleta dados das chuvas com apoio da liderança local.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A professora e supervisora do projeto de Eduardo, Débora Olivato, revela que os benefícios da iniciativa vão além do conhecimento acadêmico que o aluno adquiriu com a experiência. “Os resultados alcançados serão divulgados na comunidade com o intuito de alertar a população que mora em área de risco. Um grande serviço para a comunidade”, afirma a professora de Geografia.

Ações da Educação

Essa é apenas uma das ações da Educação voltadas à prevenção de riscos ambientais. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio contam com o jogo virtual “A Aventura”, que ensina como agir em situações de risco.

O tema também é abordado de forma transversal no currículo do Estado. Por conta disso, os professores passam por atualizações e direcionamentos sobre o assunto, como na videoconferência, realizada pela equipe curricular de geografia, que visou estimular a realização de projetos pedagógicos ligados ao tema.

– Clique aqui para assistir à videoconferência

Plano Preventivo da Defesa Civil

Para ajudar na prevenção de riscos, a Defesa Civil deu início, no mês de dezembro, a Operação Chuvas de Verão. O objetivo é reforçar o monitoramento e o trabalho de conscientização. Confira algumas orientações para se proteger das enchentes e tempestades e evitar deslizamentos.