• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/02/2019
Boas Práticas

Em Guarulhos, grafites empolgam e incentivam aprendizado dos alunos

E.E. Parque Jurema III retratou nas paredes das salas de aula diferentes personalidades brasileiras

Mais do que cores e desenhos, os grafites da Escola Estadual Parque Jurema III, em Guarulhos, retratam a arte como uma importante aliada do conhecimento. Neste mês, a unidade deu as boas-vindas aos alunos com painéis coloridos que esboçam diferentes personalidades brasileiras.

Mas essa não é a primeira vez que a escola transforma suas paredes em grandes obras de arte. Em julho do ano passado, a equipe gestora da unidade decidiu grafitar uma parte do pátio para recepcionar os estudantes no segundo semestre do ano letivo de 2018. De lá para cá, a iniciativa empolgou todos os jovens.

“Na época, quando eles entraram na escola e viram a parede, todos amaram. Eles disseram que a escola estava muito mais bonita e, desde então, eles quiseram pintar outros ambientes”, explica a vice-diretora, Daniela de Souza Moreira.

Com uma verba da Secretaria de Estado da Educação, portanto, o Grêmio Estudantil decidiu, em parceria com os demais estudantes, criar outros painéis de grafites pela escola. “Eles nos pediram para grafitar diferentes personalidades brasileiras dentro das salas de aula e começamos um grande projeto em cima dessa ideia”, completa Daniela.

A decisão tomou conta de toda comunidade escolar, que passou a contribuir para selecionar diferentes nomes reconhecidos na arte, na literatura, no esporte e na música. No total, foram selecionados 34.

Para isso, a escola fez um levantamento das biografias e trabalhou cada uma delas com os alunos durante as aulas. Além disso, a comunidade escolar pôde participar de uma gincana, uma espécie de Caça ao Tesouro, na qual todos conheceram um pouco mais da vida das personalidades.

A escola, que atende mais de 1,7 mil estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e EJA, desenvolveu uma votação online para que os alunos escolhessem 16 nomes que tivessem mais afinidade. Entre os mais votados estiveram: Ayrton Senna, Maurício de Souza, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral, entre outros.

Painéis famosos

Os grafites foram finalizados durante as férias escolares e, antes do ano letivo começar, a vice-diretora publicou em sua rede social pessoal algumas fotos de como a escola estava se preparando para receber os alunos. Em poucos dias, a publicação se tornou viral e, até o fechamento deste texto, já tinha alcançado mais de 27 mil curtidas e 28 mil compartilhamentos.

“Eu vejo que a gente deu um passo muito grande. Não esperávamos tanta repercussão. Agora, eu percebo que os alunos estão tendo muito mais cuidado com a escola e com o patrimônio público. Queremos preservar esses espaços para deixar sempre bonito”, afirma a presidente do Grêmio e aluna da 2º série do Médio, Geovana Andrade.

Somente neste ano, a escola recebeu cerca de mil novos estudantes. Por isso, os grafites também tornaram a relação desses jovens muito mais próxima com a escola.