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terça-feira, 05/02/2019
Boas Práticas

Em Ibiúna, alunos são recebidos com diferentes atividades de acolhimento

E.E. Laurinda Vieira Pinto desenvolveu painéis com mensagens de mudanças e esperanças para 2019

Para recepcionar os estudantes, a E.E. Laurinda Vieira Pinto, no município de Ibiúna, preparou atividades especiais para toda comunidade escolar. Na primeira semana do ano letivo de 2019, a unidade promoverá práticas de acolhimento com alunos, novos alunos, familiares e funcionários. 

O projeto de integração e socialização começou já na semana passada com docentes e demais funcionários da escola. Foi montado um café coletivo para que a equipe gestora se apresentasse aos novos colaboradores, bem como mostrasse as instalações da unidade. 

Ontem (4), os alunos e seus familiares foram recepcionados no pátio pelos professores e grupo gestor. O intuito foi mostrar as regras da escola e ressaltar a importância da conservação do patrimônio escolar. 

Em seguida, os estudantes participaram de diferentes atividades para conhecer a unidade, entre elas, o “Muro das Lamentações”. Como o próprio nome sugere, os jovens puderam escrever bilhetes com o que eles acreditam que ainda é frágil na escola e o que pode ser melhorado.  

“Montamos um grande painel onde eles colocaram os papeizinhos. Isso vai servir para criar plano de ação para dar continuidade ao projeto político e pedagógico da escola durante o ano”, diz a vice-diretora, Nádia Aparecida Ferreira Nunes. 

Ao lado dele, também foi produzido um mural de mensagens positivas: a “Árvore da Esperança”. Nesse caso, os estudantes deveriam colar expectativas e esperanças de uma escola melhor.  

“Precisamos ouvir os alunos e desenvolver atividades de acolhimento. Isso é fundamental para eles e para escola”, completa a professora coordenadora, Maria de Fátima Rodrigues.  

A unidade, que atende Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e EJA, continuará com ações do tipo até o final desta semana. Além disso, os professores promoverão dinâmicas dentro das salas de aula para apresentar as suas propostas pedagógicas. 

“É importante recepcioná-los com essas atividades na primeira semana de aula. Eles precisam ter uma visão mais jovem da escola”, afirma José Reginaldo dos Santos, supervisor de ensino da Diretoria de Ensino de São Roque, a qual a unidade pertence. 

Em toda rede estadual de ensino, as escolas são orientadas pela Secretaria da Educação para promover projetos de acolhimento para receber a comunidade escolar no início do ano letivo. No último dia 1º de fevereiro, 3,6 milhões de alunos retornam às aulas nas 5 mil unidades de ensino paulistas. 

“A nossa ideia é que essas atividades contribuam com o projeto de vida dos alunos. Queremos que eles mudem o entendimento da escola”, explicou Helena Achilles, técnica do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB) da CGEB.