quinta-feira, 15/09/2005

Em Jaú, mostra regional do projeto “Por uma Escola Acolhedora e Inclusiva”

Evento na região antecede as comemorações do Dia Nacional da Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência Pelo menos 170 pessoas entre diretores, professores da educação especial e da rede regular, […]

Pelo menos 170 pessoas entre diretores, professores da educação especial e da rede regular, e representantes de APAEs e secretarias municipais da região de Jaú participaram, nesta quinta-feira, dia 15, da I Mostra Regional Por Uma Escola Acolhedora e Inclusiva, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – Regional Jaú.

Entre 8h30 e 17 horas, foram realizadas várias atividades com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, e registrar o processo de construção coletiva do projeto pedagógico voltado para a diversidade da rede pública. Após a abertura, pela dirigente de Jaú, Maria Teresa C. P. Fiorelli, foram desenvolvidas atividades de sensibilização, apresentações musicais, trabalhos em grupo, e a palestra Educação Inclusiva , com Maria Salete Fabio Aranha.

Acolher e Incluir

De acordo com os princípios do projeto Por Uma Escola Acolhedora e Inclusiva , a escola pública deve ser um espaço significativo e digno onde os alunos, professores e familiares se sintam respeitados, valorizados e acolhidos.

O processo educativo deve ter um compromisso com a mudança social. E para issoE a escola deve atender às exigências do mundo atual, garantindo a eqüidade, a igualdade na diferença e a dignidade dos cidadãos.

Celso Bandarra