• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/06/2015
Grêmio Estudantil

Em Registro, Diretoria de Ensino realiza encontro de grêmios estudantis

A iniciativa visa aproximar os grupos das 40 escolas da região

Para fortalecer ainda mais a voz dos Grêmios Estudantis dentro da unidade escolar, a Diretoria de Ensino de Registro realizou o encontro “A Vez e A Voz do Aluno Protagonista” com a liderança dos grupos formados por alunos do Ensino Médio de 40 escolas estaduais da diretoria. O encontro visa fortalecer e aproximar as turmas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“É função da Educação proporcionar às crianças e aos jovens momentos de reflexão sobre seu papel na escola como aluno, cidadão e multiplicador de ideias protagonistas. Nesse sentido, o Grêmio Estudantil, atuante e consciente de sua função e importância, tem todas as ferramentas para alcançar o objetivo da aprendizagem de qualidade e melhorias em sua escola”, afirma o Dirigente de Ensino de Registro Gabriel Marcos Spinula.

Durante o encontro, todos os líderes dos grêmios estudantis se apresentaram para as 150 pessoas presentes no local, além de trasmitirem um vídeo com informações sobre os grupos das escolas da região.

Foram apresentados também dados sobre o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a contribuição dos grêmios estudantis na conscientização dos alunos da importância desta avaliação.

Os gremistas foram convidados a auxiliar no engajamento da proposta de aumentar em 70% o comprometimento dos alunos durante a aplicação do Saresp e diminuir em 100% a ausência dos estudantes no dia da avaliação.

Para isso, os alunos podem influenciar outras turmas utilizando as diversas plataformas de conteúdos digitais, articulados com o Currículo do Estado, que a Educação vem oferecendo para todas as escolas da rede, como Currículo+Geekie+, entre outras.

“Precisamos fortalecer esse colegiado para buscar respostas. Eles têm a voz do aluno, isso ajuda também na atuação dos gestores da escola”, explica a assistente técnico de gestão pedagógica da Diretoria de Ensino de Registro Raquila Koki.

Ferramentas de comunicação 

Com o objetivo de disseminar as atividades realizadas pelos próprios alunos dentro da unidade escolar, a rede social Facebook foi indicada como uma ferramenta alternativa de comunicação. Sendo assim, eles aprenderam a utilizar a plataforma, como a criação de páginas para os Grêmios Estudantis. A Diretoria de Ensino de Registro já criou uma página oficial para divulgar todas as atividades realizadas pelos grêmios da região.

Todos os participantes saíram do encontro com um novo compromisso na agenda. No dia 30 de março de 2016, serão realizadas as Eleições Gerais do Grêmio Estudantil nas escolas jurisdicionadas pela Diretoria de Ensino de Registro.

A participação efetiva dos grêmios traz resultados importantes para a escola e também para a comunidade. A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. Veja aqui como criar um colegiado em sua escola e tire suas dúvidas!