sexta-feira, 01/02/2019

Em São Vicente, escola promove brincadeiras para acolher novos alunos

E.E. Antônio Luiz Barreiros desenvolveu programação especial para recepcionar a comunidade escolar em 2019

O início do ano letivo é sempre uma novidade para os alunos. Não só por começar um novo ano ou uma nova série, mas por conhecer novos colegas, novos professores e, em muitos casos, nova escola. Para isso, a rede estadual de ensino prove anualmente atividades de acolhimento para toda comunidade escolar.

Em São Vicente, a E.E. Antônio Luiz Barreiros passou por algumas mudanças durante as férias. Por isso, com o intuito de apresentar as novidades aos estudantes e seus familiares, a unidade de ensino planejou uma programação especial para recepcioná-los.

Nesta sexta-feira (1º), o primeiro dia letivo de 2019, a escola já recebeu pais e alunos com diferentes músicas de autoestima. A partir da próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, professores e funcionários irão desenvolver brincadeiras que procuram socializar e aproximar crianças e jovens do ambiente escolar.

Uma das atividades será a do balão. A ideia é reunir um grupo de alunos e entregar uma bexiga na mão de cada um. Em seguida, eles deverão jogá-lo para cima e tentar pegar sem deixar cair. Aos poucos, o professor retira apenas o aluno (e não o balão), tornando o desafio ainda mais difícil para quem restou na brincadeira.

“Quando você está sozinho, você não dá conta. O nosso objetivo é mostrar que as dificuldades têm que ser superadas em conjunto, ou seja, com a sala toda, com a escola toda”, explica o professor coordenador dos Anos Iniciais da unidade, Joaquim Novais.

O servidor também comenta que também há atividades que estabelecem um acordo de responsabilidade entre estudantes e professores nas salas de aula. Para isso, eles criam juntos cartazes com algumas regras que deverão ser seguidas ao longo do ano, como horários, organização dos espaços e das filas, entre outras.

A unidade, que atende Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, passou por obras de melhorias e manutenção nas últimas semanas. Além de adequações do prédio, como pintura e troca de pisos, a escola passa a contar agora com salas de multimídia, de leitura e de informática.

“Há anos planejávamos esse projeto. Isso é uma novidade muito grande, porque é chance dos nossos alunos terem contato com novos espaços. Eles até brincaram que a escola está com outra cara”, completa a vice-diretora, Daniela Campreguer.

Acolhimento

Durante a primeira semana de aula, as escolas da rede estadual possuem atividades que procuram integrar a comunidade escolar com a unidade de ensino. O intuito é que cada uma delas desenvolva ações que promovam o fortalecimento do vínculo do ambiente com novos alunos e novos professores.

“Com o acolhimento, conseguimos criar um clima propício para o começo do ano letivo. É diferente quando um jovem apresenta a sua escola para outro jovem”, afirma a técnica do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB) da CGEB, Helena Achilles.

Essa prática, inicialmente realizada nas unidades de Tempo Integral, já se espalhou para demais escolas paulistas. Segundo o PCNP de Física da Diretoria de Ensino de São Vicente, Ronaldo Paim Pimento, o munícipio foi um dos pioneiros em promover trabalhos do tipo.

“A nossa ideia foi fazer com que as equipes gremistas realizassem o acolhimento e eles desenvolveram algumas atividades voltadas para reflexão do projeto de vida e a importância de estudar. Assim, conseguimos formar jovens mais preocupados com o estudo e com o patrimônio público”, finaliza.

Nas escolas, portanto, são selecionados alguns estudantes para formar os Jovens Acolhedores, que conduzirão esse processo nas unidades ao lado dos gremistas.