• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/10/2013
Cultura é Currículo

Atividades culturais complementam conteúdo em sala para 227 mil alunos

Cultura é Currículo leva estudantes para espetáculos de teatro, música e dança

O que as peças teatrais “Tirando um som da garagem”, “Uma História de Medo!” e “De onde vêm as histórias de Clarice” têm em comum? Todas fazem parte do roteiro de atividades do “Escola em Cena”, iniciativa que levará, apenas no mês de setembro, mais de 227 mil alunos de escolas estaduais para assistir a espetáculos de teatro, música e dança. 

A ação faz parte do programa Cultura é Currículo, implantado pela Educação por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE),  que proporciona atividades culturais como aliadas do ensino.

O projeto apresenta uma maneira diferente de aprendizado por meio de espetáculos e visitas a institutos de artes, museus e casas de culturas.

Roteiro

Na peça “Tirando um som da garagem”, por exemplo, um grupo formado por cinco jovens resolve montar uma banda e o desenrolar da história mostra como eles convivem com os dilemas da idade e as dificuldades do processo de amadurecimento.

“Estas ações incentivam e facilitam o acesso da rede às produções culturais de várias correntes diferentes. Não só o repertório cultural dos alunos é ampliado, mas também o dos professores, que saem da sala de aula para aprender junto com as suas classes”, afirma Claudia Rosenberg Aratangy, diretora de projetos especiais da FDE.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Neste mês, o investimento será de mais de R$ 7,8 milhões. As vagas são disponibilizadas mensalmente às diretorias regionais de ensino e as escolas estaduais são responsáveis por organizar as visitas. O transporte e o lanche dos alunos são fornecidos pela Secretaria.

Até o fim de 2013, pelo menos R$ 28 milhões serão investidos no programa para a realização de mais de 31 mil atividades culturais. Elas deverão beneficiar cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.