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terça-feira, 18/06/2013
Boas Práticas

Em seu primeiro ano de vida, Fan Page da Educação esclarece dúvidas em até 24 horas

Maior parte dos questionamentos de servidores e alunos dizem respeito a concursos e oportunidades

Possibilitar o diálogo e dar visibilidade às boas práticas realizadas por professores e alunos estão entre as metas principais dos perfis da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nas redes sociais. No ar há um ano, a Fan Page da Educação no Facebook já compartilhou cerca de duas mil mensagens sobre programas, projetos, ações e iniciativas positivas, tornando visível o trabalho desenvolvido dentro das mais de cinco mil escolas, pelos 230 mil professores da rede e que beneficiam cerca de 4 milhões de alunos. 

No Facebook, que completa aniversário nesse mês de junho, foram recebidas ao longo deste primeiro ano aproximadamente 2,7 mil dúvidas referentes a atividades escolares, cursos, projetos, concursos e vida funcional dos servidores da Educação. Destas, mais de duas mil foram respondidas, das quais 44% em menos de 24 horas. Ao longo do ano, mais de 30 mil comentários de usuários foram registrados na Fan Page – além de 148 mil curtidas e 147 mil compartilhamentos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Atualmente, cerca de 42 mil pessoas acompanham pela Fan Page notícias e novidades sobre a Educação e cerca de 11 milhões são potencialmente impactadas pelo conteúdo postado. Entre as postagens que mais repercutem entre os seguidores está a Galeria da Educação, álbum que reúne fotos enviadas pelos próprios usuários. “A galeria fez com que nossas ações fossem divulgadas e motivou nossos alunos a realizarem as atividades escolares com muito mais empenho”, diz a professora Gislene Madrid, da E.E. Carrãozinho, zona leste de São Paulo.

Para o professor Caique Figueiredo da Silva, da E.E. Padre Francisco Rigolin, localizada no município de Salto, poder divulgar os trabalhos da escola para o mundo é muito significante. “Temos a oportunidade de apresentar por meio de fotos ou vídeos tudo aquilo que aplicamos dentro ou fora da sala de aula. É muito importante essa iniciativa, pois mostra que a educação pública em nosso País não está devastada como todos falam”, afirma o professor.

Os canais de comunicação digital da Pasta incluem um portal de notícias e serviços – com média mensal 3,3 milhões de acessos – e perfis nas principais redes sociais – Twitter, Facebook, Flickr e Youtube. São as notícias veiculadas no portal, aliadas aos questionamentos e sugestões de assuntos recebidos pelas redes sociais, que formam a base para a interação na internet entre a Secretaria e a sociedade em geral.

Twitter

Com informações relevantes relacionadas aos temas mais comentados sobre educação na internet, envolvendo programas, projetos, críticas, reclamações, dúvidas e sugestões, a proposta editorial para as redes sociais da Educação é focada não apenas na expectativa de alunos, professores e servidores, mas na realidade de pais e da sociedade sobre o tema.

No mês de novembro de 2011, a produção de conteúdo para o Twitter foi totalmente reformulada, passando de 85 tweets (mensagens postadas) por mês para 331 já em dezembro. O número representa um aumento de 289%.

Em um ano, foram mais de sete mil mensagens postadas na rede social, cerca de 1.500 dúvidas de seguidores respondidas com rapidez e mais de 10 mensagens da Educação compartilhadas.