• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/12/2018
Boas Práticas

Em Suzano, escola se tornou ponto de coleta de óleo de cozinha

E.E. Professor Tochichico Yochicava estimula a formação de jovens mais conscientes e preocupados com o meio ambiente

Sustentabilidade é uma das premissas da E.E. Professor Tochichico Yochicava, no município de Suzano. Os alunos e professores da unidade de ensino são responsáveis por mudar o hábito de toda comunidade escolar.

Desde 2012, a escola participa de um projeto de preservação da Bacia do Rio Tietê por meio do descarte correto de óleo de cozinha. O convite foi feito a partir da ONG Renove.

“A partir daí, fizemos campanha com a comunidade, com os alunos, professores, funcionários de orientação e conscientização do descarte correto do óleo”, comenta Elisabete Pereira, diretora da unidade.

Esse cuidado com o meio ambiente fez com que os alunos e suas famílias passassem a reservar o óleo em garrafas pets e trazer à escola para ser descartado corretamente. De lá para cá, o local se tornou um ponto de coleta para a comunidade.

Embora o material ainda volte para o meio ambiente, os jovens têm a consciência de que ele pode ser reutilizado e se tornar matéria-prima para tintas e combustíveis. De qualquer forma, é uma maneira muito menos agressiva do que jogar diretamente no ralo.

A cada três meses, a unidade chega a coletar cerca de 100 mil litros de óleo. Atualmente, a iniciativa é fundamental para se pensar em um mundo mais sustentável e para criar jovens comprometidos com gerações futuras.

A aluna Leticia de Aquino Costa conta que se sente orgulhosa em fazer parte desse projeto. “Eu sempre falo para as pessoas virem até aqui para jogar o óleo. É uma forma de divulgar a ação, porque as pessoas precisam de mais conhecimento”, completa.

Serviço
Posto de coleta de óleo – E.E. Professor Tochichico Yochicava
Endereço: Rua Fernando Antônio Renzi, 221, Miguel Badra, Suzano