sexta-feira, 16/11/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Em Tupã, Museu Índia Vanuíre tem programação especial sobre cultura negra

Iniciativa faz parte do mês da Consciência Negra e conta com diversas palestras, oficinas, danças e contações de história

No mês da Consciência Negra, o Museu Índia Vanuíre promove atividades para valorizar a cultura negra e seu papel participativo na sociedade brasileira. A entidade, localizada no município de Tupã, segue com a programação gratuita até sexta-feira, 16 de novembro.

A iniciativa é feita em parceria com a União Negro com Todos (Umont) e, desde o começo de novembro, conta com diversas palestras, oficinas, workshops, danças e contações de histórias.

“O Museu atua de forma ativa na construção da cidadania baseada em princípios democráticos, que ressaltam a diversidade e as diferenças culturais, por isso o assunto é tão importante e valorizado por nós”, explica a gerente da instituição, Tamimi Borsatto.

Amanhã (16), último dia da programação, o público pode acompanhar o Em Cartaz no Museu, realizado às 10h e às 14h. Na ocasião, será exibido o episódio “Matriz Afro”, da série “O Povo Brasileiro”, produzido a partir da obra do antropólogo Darcy Ribeiro.

A Contação de Histórias Africanas também será realizada em dois horários, às 09h e às 10h. Quem tiver interesse em participar acompanhará fábulas e lendas sobre a cultura negra usando recursos lúdicos sobre o tema através da teatralização e fantoches,.

A programação tem como finalidade, portanto, enriquecer o conhecimento do público sobre a cultura negra. Além disso, é a oportunidade que muitas famílias têm de se aproximar de diferentes experiências culturais.

João Cury, secretário de Estado da Educação de São Paulo, comenta que essa promoção à cultura é essencial para formação de alunos mais resilientes e disciplinados. “A cultura e as artes estimulam uma série de competências e habilidades socioemocionais que são fundamentais para o aluno lidar com o mundo afora”, completa.

SERVIÇO

Em Cartaz no Museu

Datas: 16/11/2018
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)
Horário: às 10h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada gratuita

Contação de Histórias Africanas

Datas: 16/11/2018
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)
Horário: às 9h e às 10h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada gratuita