quinta-feira, 10/01/2019
Agenda do secretário

Em videoconferência, secretário se apresenta a dirigentes de ensino

Transmissão feita pela Rede do Saber abordou as principais diretrizes da gestão e as expectativas de cada região

Nesta quinta-feira (10), o secretário Rossieli Soares se apresentou aos 91 dirigentes de ensino do Estado de São Paulo. A reunião, feita via videoconferência pela Rede do Saber, foi a oportunidade para comunicar as prioridades da nova gestão para 2019.

Por streaming na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), Rossieli comentou sobre a necessidade de trabalhar em regime de colaboração e ressaltou a importância de organizar encontros presenciais em cada região paulista.

“São Paulo é a locomotiva do Brasil em vários aspectos. Por isso, quando a gente fala em educação, o que dá certo ou errado aqui reverbera para todo país. Precisamos mais do que nunca ser referência”, disse aos dirigentes.

Entre os pilares, a aprendizagem dos alunos foi destacada durante a transmissão. O titular afirmou mover as equipes para garantir que as crianças e os jovens tenham ensino de qualidade. Valorizar o professor, por exemplo, será uma das iniciativas.

“Não tem como melhorar os nossos indicadores se não for com os professores. Nesse início do ano letivo, uma das nossas maiores preocupações é com os temporários”, completou o secretário, que já encaminhou ao Supremo Tribunal Federal o pedido de suspensão da decisão que impedia a contratação de novos profissionais.

Outro ponto também levantado durante a reunião foi a formação dos docentes. O seu intuito é prepará-los antes de entrar na sala de aula de acordo com cada necessidade da rede.

A videoconferência foi realizada no novo laboratório da EFAP, o EduLabSP-Inovação. O espaço conta com equipamentos tecnológicos capazes de auxiliar na capacitação dos servidores.

“Foi muito importante receber o secretário para essa primeira reunião com os dirigentes. Foi o momento dele expor as diretrizes pedagógicas e ouvir as expectativa dos dirigentes”, salientou a coordenadora da EFAP, Cristina Mabelini.

Interação

Ao longo da reunião, os dirigentes de ensino puderam interagir com perguntas e comentários. Todos eles estavam alocados na sala da Rede do Saber de cada Diretoria de Ensino.

Lucinei Aparecido Euzebio, dirigente de ensino de Penápolis, comentou com o secretário o quão importante foi o trabalho em equipe com os membros da educação dos municípios de jurisdição da Diretoria.

“Com a parceria das escolas, redes municipais e prefeituras, percebemos que os nossos índices estão aumentando. É um trabalho sincronizado que está dando resultado”, reiterou.

Já a dirigente de Diadema, Liane Oliveira Bayer, focou seu questionamento na formação dos professores e enfatizou a necessidade de trazer metodologias mais dinâmicas e diferenciadas às salas de aula.

“Tenho observado que existe uma lacuna do que se trata de formação das Diretorias e como isso chega às escolas. Precisamos de fato fazer com que esse acompanhamento seja otimizado”, concluiu.

Conversa com servidores

Assim que a transmissão terminou, Rossieli Soares aproveitou a oportunidade para conversar com os servidores que estavam  realizando cursos de formação na EFAP.

Na ocasião, 182 profissionais do CRH (Centro de Recursos Humanos) das Diretorias de Ensino puderam conhecer o novo titular da pasta e entender os planos de ações da nova gestão.