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terça-feira, 18/06/2019
Boas Práticas

Emoções e filosofia. Temas de um livro de poesia elaborado por estudantes de escola estadual em Araraquara

Para muitos, foi uma oportunidade de se expressar. Para outros, a primeira vez que escreveram um poema

Alegria, euforia, depressão, angústia, medo. Emoções tão humanas que estão presentes em todas as vertentes da educação, seja como tema de estudo em sala de aula, seja como competência emocional e social que o estudante desenvolve ao longo de sua formação. Na Escola Estadual Angelina Lia Rofsen, em Araraquara, esses assuntos foram além e renderam até um livro colaborativo.

Tudo começou com o professor de filosofia Tadeu Marcato, que ao longo do segundo semestre de 2018, tratou de temas existencialistas como forma de promover conscientização nos estudantes. “Quis trazer para a sala de aula a prevenção de dependência química. Através de pensadores como o Jean-Paul Sartre e Albert Camus, tratamos da angústia existencial. A ideia é o que te angustia, o que te dá medo e como você pode colocar isso pra fora de você”, explica o professor.

Os estudantes formularam poemas sobre o assunto, o que rendeu muitas obras. “Quis transformar o estudante e autor e colocar essas reflexões no livro”, explica Tadeu, que selecionou junto aos estudantes os 75 poemas que entraram no “I Antologia Poética”, o nome da publicação.

Para os jovens, a experiência foi positiva. “Me expressar através de papéis me fez reviver momentos dolorosos, mas foi muito bom. A reflexão é importante e eu adoro escrever”, explica a estudante Gabrieli Luany, de 15 anos, do Ensino Médio, e uma das selecionadas para compor o livro final.

Mais do que poemas, a experiência transformou o cotidiano dos estudantes e a forma como eles lidam com os sentimentos – seja dos outros, seja deles próprios.

Primeiro porque muitos dos temas tratados nos poemas nasceram do cotidiano e da percepção dos jovens sobre os problemas da sociedade e como eles podem ser solucionados. Um, em especial, merece destaque. É o poema “‘Só queria estudar”, de Iago Cardamoni. Ele escreveu num dia triste, quando um garoto foi morto a caminho da escola no Rio de Janeiro. “A escrita é uma forma de expressar os nossos sentimentos”,  resume o jovem.

Depois, porque essa foi a primeira oportunidade que muitos tiveram de escrever um poema. “Nunca tinha escrito poema na minha vida, até que o professor Tadeu me deu essa oportunidade, posso me expressar e desabafar”, comemora a Samira Ferreira, de 16 anos. Já Carolina Aparecida descobriu uma forma de colocar em palavras o que nem sempre sai redondo em vozes. “Eu aprendi a expressar meus sentimentos em papel, o que eu não conseguiria fazer com pessoas. Agora, ter o livro em nossas mãos é algo inacreditável”, diz.

O sucesso foi tão grande que o livro foi lançado em maio na cidade, em evento que contou com os pais dos jovens escritores, o professor Tadeu e autoridades da escola. O nome do lugar? sala Jean-Paul Sartre, na Casa da Cultura. Não poderia ter lugar melhor para um evento tão transformador.