• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/05/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#ENCCEJA: confira como retirar o certificado do Fundamental

As orientações são destinadas aos participantes da edição de 2017

Os participantes do Encceja 2017, que fizeram o exame para obter a certificação do Ensino Fundamental e foram aprovados, podem conferir um passo a passo para a retirada do documento.

O primeiro passo será acessar o link, selecionar o exame realizado e informar o CPF. Em seguida é preciso selecionar o local para a retirada e imprimir o protocolo. Depois, basta aguardar a data indicada no protocolo para retirar o certificado na Diretoria de Ensino selecionada.

Para solicitar o certificado de conclusão do Fundamental, o candidato deve ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação. É considerado habilitado na Redação o participante que obteve nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Além disso, é preciso ter indicado a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como instituição certificadora.

Os participantes que concluíram o Ensino Fundamental por meio de aprovação no Encceja, com o aproveitamento de áreas/disciplinas eliminadas em exames anteriores deverão enviar o pedido e a documentação necessária para uma Diretoria de Ensino. A orientação também vale para aqueles que desejam solicitar o atestado de eliminação de áreas de conhecimento. Clique aqui e consulte endereços e telefones das Diretorias de Ensino. A retirada do documento será no mesmo local da solicitação.

O comunicado com a relação de documentos para solicitar o certificado de conclusão com o aproveitamento de matérias e declaração parcial de proficiência pode ser consultado aqui. Na publicação da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), os participantes podem conferir todas as orientações sobre a certificação do Encceja 2017.

Encceja

O exame garante o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio aos que não se formaram na idade certa. Além do Encceja, a Educação oferece outras opções para a conclusão dos estudos que podem ser consultadas por meio da página de Educação de Jovens e Adultos.