• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/03/2013
Boas Práticas

Encontro de Boas Práticas mostra ideias que deram certo na rede estadual

Evento foi realizado pela Diretoria de Ensino Sul 1 e contou com a presença de 300 pessoas

Incentivar a leitura, tornar a biologia mais fácil e articular a Educação Física a disciplinas como a matemática estavam entre os desafios superados pelos docentes que se apresentaram no Encontro de Boas Práticas, realizado pela Diretoria de Ensino Sul 1.

Com o objetivo de trocar experiências que deram certo, cerca de 300 educadores participaram do evento. “Com esse encontro, queremos mostrar que as nossas escolas tem uma prática educacional. Além disso, queremos que essas práticas positivas cheguem às demais escolas da rede”, explica o dirigente de ensino da região, Sandoval Cavalcante.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre os projetos apresentados durante o encontro, estavam as iniciativas dos professores Maria Aparecida da Costa e Leandro Medeiros. A ideia do docente, que leciona na E.E. Francisco Braziliense Fusco, integrou a Educação Física ao programa Ler e Escrever. Durante as atividades esportivas, em especial a corrida, modalidade do Atletismo, o docente explicava conceitos de disciplinas como a Matemática e o Português. “Um exemplo de atividade foi a medição da quadra. Para as séries iniciais é difícil falar em metragem, pois eles são pequenos e ainda não tem essa noção. Então, nós fizemos a medição contando os passos. É um procedimento diferente, mas que permitiu que a criança conseguisse aprender sobre medidas”, explica Leandro.

Já a professora Maria Aparecida da Costa, que atua na E.E. Francisco de Paula Conceição Junior, criou a “Sacola Pedagógica”, na qual os alunos levavam livros, CDs e gibis para casa, para ler e aprender junto de seus familiares. A iniciativa foi um sucesso, trazendo bons resultados para o aprendizado dos alunos, além de aproximar os pais da escola.  “Os pais, hoje, participam mais da rotina escolar. Eles visitam a biblioteca, retiram livros e, assim como seus filhos, estão lendo mais”, conta.

#album[2241]down#