quinta-feira, 17/11/2011

Encontro de Educação Preventiva reúne comunidade de Bragança Paulista

Durante o evento, organizado pela diretoria regional de ensino, serão apresentadas ações desenvolvidas em escolas estaduais O III Encontro de Educação Preventiva da Região Bragantina reúne, até sábado (19), alunos […]

O III Encontro de Educação Preventiva da Região Bragantina reúne, até sábado (19), alunos da rede estadual, educadores, profissionais da saúde e representantes da comunidade em Bragança Paulista. Com o tema “Prevenção na Escola: conquistas e desafios”, o evento organizado pela diretoria regional de ensino terá atividades como debates e apresentações de ações de conscientização sobre gravidez na adolescência, DST/Aids e drogas.

A abertura do evento será hoje (17), às 19h, na sede do Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa), com a apresentação da peça teatral “Jovem sim, e daí?”, da Cia. Paulista de Artes.

Amanhã (18), também no Napa, as atividades começam às 8h e se encerram às 16h30. A primeira mesa-redonda do dia, marcada para as 8h30, será sobre “Vulnerabilidade ao HIV/Aids entre adolescentes e jovens”, com a participação de Caio Westin, do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo, e de Tania Maria Guelpa Clemente, do Programa Municipal de DST/Aids de Bragança Paulista. Haverá ainda apresentação de trabalhos desenvolvidos na Escola Estadual Ministro Bueno de Assis.

Marcada para as 11h, a segunda mesa-redonda da sexta-feira, intitulada “Adolescência: sonhos e conflitos”, terá como debatedores a doutora Maria Filomena Leme de Rezende, do Programa do Adolescente de Bragança Paulista, e Edison de Almeida, do Departamento de Educação Preventiva da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Participarão ainda representantes da Escola Estadual Professor Siles Coli.

A terceira mesa-redonda será às 14h30, com o tema “Por uma cultura de paz nas escolas”. Debatem Jurema Reis Corrêa Panza, do programa Comunidade Presente da FDE, e Felippe Marques Angeli, do Sistema de Proteção Escolar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O trabalho da Fundação Casa de Atibaia também será apresentado.

Para sábado, das 9h às 16h, estão programadas atividades culturais, esportivas e de lazer, com enfoque preventivo, direcionadas especialmente aos alunos e à comunidade. Os encontros serão realizados por meio do programa Escola da Família nas escolas estaduais Professora Maria José Moraes Salles e Professora Mathilde Teixeira de Moraes.

Evento

III Encontro de Educação Preventiva da Região Bragantina – “Prevenção na Escola: conquistas e desafios”

Abertura e mesas-redondas:
Data: hoje (17/11), às 19h, e amanhã (18/11), das 8h às 16h30
Local: Napa, rua São Bento, s/nº, Vila Aparecida, Bragança Paulista

Atividades para alunos e comunidade:
Data: sábado (19/11), das 9h às 16h
Local: nas escolas estaduais Professora Maria José Moraes Salles (praça Coronel Jacinto Osório, s/nº, Vila Beltrando) e Professora Mathilde Teixeira de Moraes (rua Oswaldo Russomano, s/nº, Planejada I), em Bragança Paulista