quinta-feira, 21/05/2015
Boas Práticas

Encontro de grêmios estudantis mobiliza região de Mogi das Cruzes

Ação, idealizada pela Diretoria de Ensino, acontece nesta quinta-feira (21)

Nesta quinta-feira (21), um grande evento mobiliza os alunos e comunidade escolar da região de Mogi das Cruzes, município da cidade de São Paulo. Idealizado pela Diretoria Regional de Ensino da cidade, o I Encontro dos Grêmios Estudantis tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil e disseminar as práticas que acontecem nos grêmios estudantis da região, além de promover a interação entre os alunos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No total, 65 escolas da região irão participar do evento, que contará com palestras motivacionais, apresentações artísticas de algumas escolas e de rap de três unidades que participaram da campanha #UmPapoReto, realizada pela Educação em 2014 para conscientizar os alunos sobre a importância da prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

– Confira as 65 unidades que vão participar do evento

Cerca de 700 pessoas, entre professores, alunos e gestores são aguardadas para participar do encontro. “Queremos que um grêmio saiba que o outro existe, tal qual sua importância na sociedade. Nossa meta é mostrar que o papel deles é mais do que simples ações nas escolas”, conta Mickael Nunes dos Santos, diretor do Núcleo Pedagógico.

“Este evento é um pontapé inicial para uma maior abertura na comunicação com os jovens, pois, na minha opinião, os grêmios funcionam como suporte para a gestão na escola, na medida em que eles trabalham com questões sociais nas comunidades. Esse trabalho que os grêmios exercem já é função da própria escola. Então esta iniciativa é muito importante para nós. Já fizemos um pré-ensaio do que seria o evento em uma videoconferência que realizamos para as escolas”, afirma Rosania Morales Morrone, dirigente regional de ensino de Mogi das Cruzes.

Protagonismo juvenil

Na E.E. Historiador Isaac Grinberg, o Grêmio Estudantil Ice promove ações sobre meio ambiente, projetos de leitura, passeios culturais, programa de rádio, entre outras ações. Nesta quinta-feira, os alunos da unidade serão mestres de cerimônia do evento.

“Nossa escola é muito atuante na comunidade. E isso deve-se muito a nossa diretora, Marina Rocha, a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, professora Selma Renata, além de toda a comunidade escolar. Neste sentido, nossa expectativa com esse evento da Diretoria Regional de Ensino é que o aluno perceba que ele pode ser o protagonista de sua própria história”, afirma Lucia Helena, vice-diretora da unidade.