• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/06/2017
Boas Práticas

Encontro Paulista de Astronomia reúne três mil pessoas em Itapetininga

A comunidade participou ativamente e grande parte dos visitantes era formada por estudantes

No último dia 20 de maio, o Instituto Federal de São Paulo – Campus de Itapetininga sediou o Encontro Paulista de Astronomia (EPA). A terceira edição do evento recebeu, aproximadamente, 3 mil pessoas e contemplou uma série de atividades voltadas à astronomia e à ciência, tais como palestras, minicursos, exposições temáticas, tour científico com experimentos educativos, planetário inflável, contação de histórias, venda de artigos, entre outras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante todo o dia, estudantes, professores, famílias e o público em geral tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre o universo, além de tirar dúvidas com membros de entidades de astronomia com atuação no Estado de São Paulo.

A comunidade participou ativamente, e grande parte dos visitantes era formada por estudantes. É o caso dos jovens Gabriel Pereira, aluno do 9° ano do Ensino Fundamental da E. E. Abílio Fontes, Gabriel Saad e João Rodrigues, alunos do 8° e 9° anos do Instituto Imaculada Conceição, respectivamente. Os amigos de Itapetininga se encontraram por acaso e se entusiasmaram, pontuando Gabriel Saad que o evento “tem as experiências certas para entrar no mundo da física”. Já Marcos Rodrigues, 18, aluno do 3° ano do Ensino Médio, veio de Angatuba com a E. E. Ivens Vieira, se impressionou com um experimento que simulava uma usina hidrelétrica.

Os conteúdos dos minicursos e das palestras foram disponibilizados online e podem ser acessados neste link. Outras informações podem ser consultadas no site do evento.

Sobre o evento

O Encontro Paulista de Astronomia (EPA) é um evento de abrangência estadual que ocorre anualmente desde 2015, sendo organizado a cada edição por um clube de astronomia do Estado de São Paulo. Em seu terceiro ano, reuniu cerca de três mil pessoas nas dependências do Instituto Federal de São Paulo – Campus de Itapetininga, na cidade homônima, ficando sob a responsabilidade do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga. Dentre as atrações, as palestras, os minicursos, as exposições, os experimentos e o planetário atraíram um maior número de interessados ao longo do dia.