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segunda-feira, 18/06/2012
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Encontro reúne profissionais de dez regiões com o secretário Herman Voorwald

Oitava reunião de polo deste ano foi realizada em Itaquaquecetuba na manhã desta segunda-feira (18) Na manhã desta segunda-feira (18), o secretário Herman Voorwald conversou com educadores em mais uma […]

Oitava reunião de polo deste ano foi realizada em Itaquaquecetuba na manhã desta segunda-feira (18)

Na manhã desta segunda-feira (18), o secretário Herman Voorwald conversou com educadores em mais uma reunião de polos, a oitava deste ano. Com a presença de profissionais das regiões de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Suzano e Taubaté, o encontro contou com uma das maiores plateias já vistas em uma reunião de polos.

Os cerca de mil profissionais que participaram do encontro reuniram-se em Itaquaquecetuba. Eles representaram os mais de 26 mil professores que trabalham nas dez regiões que integraram a reunião. Essas diretorias de ensino abrigam ainda 669 escolas e 584 mil alunos.

Desta vez, dois dos temas mais comentados pelos educadores foram o plano de carreira e a escola de Ensino Médio de Período Integral. Na Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba, duas escolas já receberam esse novo modelo de ensino e atendem, hoje, 1,5 mil alunos. “Eu vejo no ensino de período integral a chave para a melhoria da qualidade de ensino no estado de São Paulo”, revelou Benedito dos Santos, diretor da E.E. Vila Albertina, em Campos do Jordão, uma das 16 escolas que já oferecem o modelo desde o começo de 2012.

A ideia é compartilhada pelo secretário Herman Voorwald, que também falou sobre suas expectativas em relação ao programa durante o encontro. “Eu não tenho dúvida de que a única maneira de viabilizarmos uma melhor formação para os alunos é fazendo com que eles permaneçam mais tempo na escola. No Ensino Médio Integral os estudantes contam com um projeto pedagógico que dá a eles a possibilidade de uma formação com disciplinas eletivas, muito bem estruturadas, além de um professor em tempo integral na escola”, afirmou. “Nós estamos propondo, inclusive, que este modelo seja oferecido também para os anos finais do Ensino Fundamental”, concluiu.