• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/05/2006
Últimas Notícias

Encontros com educadores da rede estadual de ensino vão até sexta-feira, dia 2

Nesta quarta-feira, dia 31, será a vez de Caçapava receber a visita da secretária “Tem sido uma experiência muito rica. Existem pontos comuns a todos que devem ser estudados. Recebi […]

Nesta quarta-feira, dia 31, será a vez de Caçapava receber a visita da secretária

“Tem sido uma experiência muito rica. Existem pontos comuns a todos que devem ser estudados. Recebi excelentes sugestões, e a cada encontro, conheço uma novidade”. Esta é a opinião da secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, após a realização de sete encontros com educadores da Rede Estadual: dois na Capital, que também incluíram a presença de educadores da Grande São Paulo (dias 18 e 19) e outros cinco pelo interior, nas cidades de Catanduva (dia 22), Ribeirão Preto (dia 23), Taquaritinga (dia 24), Piracicaba (dia 29) e Sorocaba (dia 30).

Depois de conhecer mais de perto a realidade de 53 das 90 Diretorias de Ensino responsáveis por quase 6 mil escolas estaduais, a secretária conclui. “A rede é muito vasta. Estou me surpreendendo.”

Bate-papo direto com educadores

Um dos assuntos discutidos diz respeito à trajetória profissional do educador. “Nós precisamos fazer um estudo cuidadoso em relação à carreira do magistério”, disse. E não é só. Na visão da secretária “é preciso dar continuidade aos projetos que estão indo bem, como o Escola da Família, que já é uma realidade na rede, além das ações de capacitação e especialização.”

Escola de Tempo Integral

Tratada como prioridade pela secretária, a expansão da carga horária em 514 escolas estaduais também esteve em pauta. “É preciso olhar com carinho para a Escola de Tempo Integral. Há uma diferença na estrutura física das unidades escolares porque algumas não estão igualmente equipadas. Vamos dar condições mínimas para todas funcionarem de forma adequada”, informou.

No entanto, Maria Lucia fez questão de ressaltar que o profissional envolvido diretamente na rotina escolar tem um papel decisivo para que tudo saia conforme o planejado. “Existe uma diferença muito importante em relação ao envolvimento da equipe escolar.

Percebemos que as escolas com este envolvimento também têm bons professores, diretores, funcionários… “Com isso, todo mundo trabalha unido e faz uma boa escola”, lembrou.

Roteiro de viagens continua

As viagens recomeçam nesta segunda-feira, dia 29, quando a secretária esteve em Piracicaba e se encontrou também com representantes das Diretorias de Ensino (DEs) de Americana, Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Capivari, Jundiaí, Limeira e Mogi Mirim. Na terça-feira, dia 30, ela seguiu para Sorocaba, onde conheceu de perto a realidade da cidade anfitriã, e também das Diretorias de Apiaí, Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Piraju, São Roque e Votorantim. Nesta quarta-feira, dia 31, será a vez de Caçapava receber Maria Lucia Vasconcelos para que ela conheça também a comunidade escolar das DEs de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Miracatu, Pindamonhangaba, Registro, Santos, São José dos Campos, São Vicente e Taubaté. Já a viagem para Presidente Prudente, que inclui também as DEs de Adamantina, Mirante do Paranapanema, Santo Anastácio, Andradina, Araçatuba e Birigui está marcada para dia 2 de junho.