• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/05/2004
Últimas Notícias

Enem abre inscrições dia 10 para concluintes do ensino médio

A partir de segunda-feira, dia 10, começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira […]

A partir de segunda-feira, dia 10, começam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) no dia 29 de agosto.

O Enem terá duas etapas para as inscrições: de 10 a 19 de maio, nas escolas, para os alunos da 3ª série do ensino médio e, de 24 a 29, nos Correios, para quem já terminou esse nível de escolarização.

Constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões e uma redação, ele também é utilizado de forma alternativa ou complementar na seleção de alunos para os cursos de graduação de mais de 450 instituições de educação superior.

Alunos que estão na 3ª série do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 35,00. Também é garantida a gratuidade para os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre maio de 2003 e maio de 2004 e os estudantes carentes da rede privada. Para os estudantes isentos da taxa, todo o processo de inscrição será realizado na própria escola, com exceção dos alunos da EJA.

O concluinte do ensino médio das escolas públicas deverá pegar a ficha de inscrição, preenchê-la e devolvê-la no estabelecimento de ensino. Já os alunos de escolas privadas deverão retirar a ficha de inscrição na escola, efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos Correios e entregar a ficha à escola com a devida autenticação. Os alunos carentes de escolas privadas deverão solicitar declaração de carência à direção do estabelecimento de ensino, anexá-la à ficha de inscrição e devolvê-la preenchida à direção da escola.

Quem concluiu o ensino médio (egresso) e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (supletivo) deverão se inscrever nas agências dos Correios de 24 a 29 de maio. Os pagantes poderão, ainda, efetuar a inscrição pela Internet nesse mesmo período.