• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/10/2018
A2img / Diogo Moreira
Ensino Fundamental

#Enem: cartão de confirmação já pode ser consultado

A primeira prova acontece no próximo dia 4 de novembro

Alunos da rede estadual ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 4 e 11 de novembro, já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição disponível na Página do Participante.

Para acessar, o aluno deve informar seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la conforme as orientações disponíveis no site.

No documento, é possível conferir o local de prova, número de inscrição, datas e horários do exame, opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade, caso solicitado.

Não é necessário apresentar o cartão nos dias das avaliações. Documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente são os itens obrigatórios.

No dia 4 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, com 5h30 de duração. Já no segundo domingo, dia 11, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração.

O gabarito oficial será divulgado no dia 14 de novembro e o resultado individual em janeiro de 2019.

Redação

A nota da redação varia de zero a 1.000 pontos. E para você mandar bem, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

– Fugir do tema proposto
– Não atender a proposta pedida
– Entregar a Folha de Redação sem nada escrito
– Usar parte de texto desconectada do tema proposto
– Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo
– Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
– Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo

Alguns estudantes da escola Gentila Guizzi Pinatti, localizada em Votuporanga, tiraram boas notas na redação de Enem. O aluno Agnaldo Oliveira reforçou a sua leitura. “As notícias dos jornais ajudam o participante a desenvolver um pensamento crítico sobre os temas e formar a própria opinião”, explica.

“Eu entendi que não precisamos escrever de forma engessada. Cada um aprende qual é o seu jeito de produzir”, disse a aluna Amanda D’Auricio.

Serviço

Provas nos dias 4 e 11 de novembro
Gabarito oficial será divulgado no dia 14 de novembro
Resultado individual em janeiro de 2019