• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 09/11/2019
Ensino Médio

ENEM: dicas e fórmulas para o segundo dia de provas!

Confira dicas para as provas de matemática e exatas

Amanhã (10) é o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Ao todo, serão 90 questões abordando matemática, química, física e biologia, nas provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e de Matemática e Suas Tecnologias.

Pela tendência do que foi o primeiro dia, é de se esperar uma prova mais curta, com textos mais enxutos e dinâmicos. Mas a interpretação das perguntas deve ser o mais importante, como sempre, porque é na leitura que as questões exatas estão explicadas. Além disso, administrar o tempo é sempre importante no ENEM. São duas provas, cada uma com 45 questões, totalizando 90 questões em algumas horas de prova.

Não gastar muito tempo em uma questão e descobrir o modo que mais casa com o jovem é fundamental. Muitos preferem resolver as mais fáceis primeiro, para otimizar o tempo para as questões mais difíceis. Os professores recomendam que os estudantes façam logo as questões que já sabem, e aquelas que exigem uma dedicação maior fiquem para o tempo final da prova.

Além disso, as 45 provas de matemática podem ter uma grande quantidade de conteúdos. Muita porcentagem, estatística e geometria. Algumas questões pedem regra de três, razão e proporção, juros, análise combinatória e probabilidade. O mais importante é estar com o raciocínio lógico bem treinado e com as fórmulas em dia. Confira abaixo algumas das principais fórmulas que o estudante deve ter na ponta da língua para fazer o ENEM:

E o mais importante de tudo: boa prova!