• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/05/2016
Evesp

#Enem: escolas da rede estadual começam preparação para a avaliação

Em São Paulo, mais de 1,6 milhão de estudantes devem fazer a prova em novembro

As 3,6 mil escolas que atendem ao Ensino Médio na rede estadual de São Paulo já se preparam para a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na próxima segunda-feira (9), começam as inscrições do exame nacional. A expectativa é que 1,6 milhão de alunos de São Paulo participem do processo. Para auxiliar os estudos, as unidades estão programando “mutirões” com intuito de reforçar o conteúdo das disciplinas exigidas na prova.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A principal ferramenta é o próprio currículo oficial do Estado (caderno do aluno e material do professor). Além disso, as equipes gestoras vão aplicar provões até novembro. A ideia é reunir questões de edições anteriores do Enem e também dos vestibulares. Outra opção, no caso online, é o Cursinho Pré-Universitário da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado (EVESP) – aberto 24 horas por dia a estudantes da rede.

Nas escolas de período integral o reforço vem também na área diversificada do programa. Nas aulas de “preparação acadêmica” são realizadas atividades em grupos. Na E.E. Teotônio Alves Pereira, por exemplo, o dia dedicado ao Enem é sexta-feira. Vídeoaulas, infográficos e games fazem parte das estratégias adotadas pelos professores da unidade.

Incentivo às inscrições

Para garantir que nenhum aluno perca o prazo de inscrições, as escolas também estão organizando cadastros coletivos nas salas do programa Acessa Escola. Na E.E. Professor Alberto Salott, os estudantes também recebem orientações sobre o exame que garante o acesso à maioria das universidades públicas do Brasil.