Depois de encarar o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (3), os alunos da rede estadual se preparam para a segunda parte do exame. Amanhã (10), os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, fechando o exame.
Na Escola Estadual São Paulo, na capital, a professora de matemática Kathia Ceccon criou fichas com questões do Enem de anos edições anteriores. Elas são distribuídas aleatoriamente aos alunos, que precisam responder cinco delas. Em seguida, eles conduzem a aula para compartilhar acertos e erros, conclusões, dificuldades e observações encontradas.
“As fichas ajudam os alunos a entender como eles podem ir bem na prova porque traz o exemplo. Ajuda o jovem a encarar as questões com mais tranquilidade e dá experiência, ainda que pequena, para eles”, pontua Kathia.
A matemática, matéria que muitas vezes desperta temor nos alunos, também foi tema de ação na Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, em Mogi das Cruzes. A unidade desenvolve, desde o início do semestre, o projeto Alicerce Matemático. Os alunos das terceiras séries do Ensino Médio recebem provas que mesclam o conteúdo do Enem e do currículo do Estado.
“O intuito do Ensino Médio é complementar a formação e também prover uma aprendizagem contínua para o vestibular. As provas que mesclam questões são importantes porque ajudam o jovem a entender o que ele está estudando”, explica a professora de matemática da turma.
Depois da tabulação dos resultados, há um trabalho focado nas competências e habilidades que não foram atingidas. Já na Escola Estadual São Paulo, há o Clube Juvenil de Estudos, conduzido pelo grêmio com o objetivo de preparar os alunos para as provas do Enem e vestibulares.