• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/05/2013
Sociedade

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda (13). Prova tem novas regras

Alunos da rede estadual de ensino não pagam taxa. Prazo para inscrição termina do dia 27 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta próxima segunda-feira (13). Podem participar da prova estudantes que concluíram o Ensino Médio e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A partir das 10h já será possível fazer a inscrição. O candidato deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG).

No site, também haverá um campo para que estudantes com necessidades especiais discriminem os critérios que a prova deverá obedecer, como, por exemplo, aplicação de prova em local diferente ou tamanho da letra ampliada.

Inscrição gratuita

O prazo para inscrição termina no dia 27 de maio. A taxa custa R$ 35,00. Alunos da rede estadual de ensino são isentos, assim como os candidatos que declararem renda familiar, por pessoa, menor ou igual  a R$ 1.017,00.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília). As questões de ciências humanas e da natureza serão feitas no primeiro dia do exame. Já os temas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a redação serão feitas no domingo (27).

Enem garante certificado a alunos da EJA

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenham 18 anos ou mais, podem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio.

A taxa de inscrição não é cobrada para estes casos. Adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade terão um edital específico para inscrição. Informações no site do Inep.